Quem foi Simon Bolívar e sua importância no processo de independência das colônias espanholas ?
Soluções para a tarefa
oi um líder político e militar venezuelano, chefe das revoluções que libertaram a Venezuela, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Bolívia do domínio espanhol.
Bolívar sonhava em formar uma grande confederação que uniria todas as antigas colônias espanholas da América.
Em 1819, o exército bolivariano cruzou os Andes e venceu as tropas espanholas na Batalha de Boyacá, proclamando a independência da Nova Granada (atual Colômbia). Reunidos em uma Assembleia em Angostura, foi elaborada uma Constituição para a nova República da Colômbia, que englobaria a Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá. Em 1821, o General San Martin proclama a independência do Peru e Simón Bolívar se torna presidente da Grande República da Colômbia.
Em 1826, convocado por Bolívar, reúne-se o Congresso do Panamá, cujo objetivo era promover a união política da América Latina. Mas a iniciativa fracassou, as ideias centralizadoras de Bolívar entravam em conflito com o desejo de autonomia das novas repúblicas. Em 1828, Bolívar sofre um atentado a “Conspiração Setembrina”. Em 1829, a Venezuela rompe sua união com a Colômbia. Combatido por várias facções, Bolívar é obrigado a exilar-se na ilha de Santa Marta.
Simón Bolívar faleceu na pequena ilha de Santa Marta, na Colômbia, no dia 17 de dezembro de 1830.