Filosofia, perguntado por RhaomyGabriele, 1 ano atrás

Quem foi realmente Sócrates? meu professor explica uma coisa, na internet vejo outra alguém me ajuda

Soluções para a tarefa

Respondido por MarlonW
0

Minha professora explica que Sócrates (470-399 a.C.) foi um dos filósofos mais importantes da filosofia grega da sua época. Tanto que a filosofia ficou dividida entre pré-socráticos e pós-socráticos. Mas essas denominações não eram corretas porque muitos filósofos considerados pré-socráticos eram, na verdade, contemporâneos de Sócrates. Essa divisão entre pré-socráticos e pós-socráticos trata mais do estilo de fazer filosofia e da relevância dos três autores que compõem o período clássico: Sócrates, Platão e Aristóteles. O primeiro filósofo desse período clássico foi o próprio Sócrates, que foi creditado por Aristóteles como o primeiro filósofo a proceder uma busca rigorosa por definições universais para as virtudes morais.

Sócrates não apenas moldava a filosofia grega de sua época, como também contribuía para a área da epistemologia (reflexão sobre a natureza), sendo o primeiro a procurar entender a extensão do conhecimento humano. O método de Sócrates não era criar teorias, mas sim fazer perguntas e analisar as respostas de maneiras sucessivas até chegar a verdade ou a contradição do enunciado. Esse método era chamado de maiêutica (grego para "parto das ideias ou técnica de dar a luz"). Sócrates vira a frase "só sei que nada sei" em algum lugar (não me lembro onde) e começou a usá-la como sua frase principal.

Sócrates era contra os sofistas, que eram um grupo de filósofos que dominavam e ensinavam a arte da oratória para quem pagasse a eles. Porém, a oratória ensinada pelos sofistas não pregava a ética, apenas a arte de falar bem, independente do que. Sócrates indagava as pessoas na rua até chegarem a conclusão de que nada sabiam, convencendo-se de sua própria ignorância. Após algum tempo, Sócrates foi julgado e teve oportunidade de negar tudo que fez e não fazer mais. Porém, ele decidiu confessar e ainda disse que convencer os outros de sua própria ignorância era sua tarefa e ele não iria parar de fazer essa tarefa. Então foi condenado a morte.


Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes