Português, perguntado por hellensantos02, 1 ano atrás

Quem foi que criou a lei do menor aprendiz?

Soluções para a tarefa

Respondido por jennifersaraujpc672m
23

Olá!

Também conhecida como Menor Aprendiz, Aprendiz Legal ou Jovem Aprendiz, a Lei do Aprendiz,  é uma lei brasileira, aprovada em 2000 e regulamentada em 2005. Essa Lei tem como propósito estabelecer a atividade de menor aprendiz, que visando a facilitar o ingresso do jovem no mercado do trabalho sem comprometer seus estudos.

Os criadores da Lei foram os deputados  Orlando Fantazzini e César Medeiros e seus signatários, ou seja, as pessoas que assinaram essa lei para que ela fosse regulamentada e colocada em prática, foram Fernando Henrique Cardoso, presidente naquela época, e Francisco Oswaldo Neves Dornelles.

Espero ter ajudado e bons estudos =)

Respondido por LouiseSG
2

Os criadores da Lei do Menor Aprendiz foram:

  • Os deputados: Orlando Fantazzini e César Medeiros e
  • Fernando Henrique Cardoso, presidente na época em que a lei foi criada, que assinou essa lei para que ela fosse regulamentada e colocada em prática.

Desenvolvimento da resposta:

A Lei do Menor Aprendiz, que também possui outras denominações como Aprendiz Legal ou Jovem Aprendiz, é uma lei brasileira, aprovada em 2000 e regulamentada em 2005.

O Programa Jovem Aprendiz foi criado em âmbito nacional com o objetivo de qualificar e também para dar oportunidade a grande maioria de jovens brasileiros que fazem parte de uma classe social menos favorecida.

Os critérios para os jovens aprendizes participarem do programa Jovem Aprendiz são estes:

  1. estar na faixa etária que compreende de quatorze (14) a vinte e quatro (24) anos, e
  2. estar cursando ou terem concluído o ensino fundamental ou o ensino médio na rede de ensino público.

Como o Programa Jovem Aprendiz faz parte da Lei Nacional da Aprendizagem, determina-se que toda empresa de grande ou médio porte deve possuir no mínimo de 5% a 15% de funcionários do programa jovem aprendiz, com uma carga horária de 4 ou 6 horas por dia.

A duração da contratação do Programa Jovem Aprendiz deve ser do tempo de no mínimo doze (12) meses (um ano) a no máximo vinte e quatro (24) meses (dois anos).

Dessa forma, quem criou a Lei do menor Aprendiz beneficiou muitos jovens para estudarem e terem acesso mais fácil ao seu primeiro emprego.

Outras questões relacionadas:

  1. O que é o Jovem Aprendiz? brainly.com.br/tarefa/12496068
  2. Quais são as leis do Jovem Aprendiz? brainly.com.br/tarefa/468388
  3. Direitos trabalhistas do Jovem Aprendiz: brainly.com.br/tarefa/21485856

Matéria: Português

Nível: Ensino Fundamental

Perguntas interessantes