quem foi platão? e por qué fondou da Academia de Atenas?
Soluções para a tarefa
Platão (em grego antigo: Πλάτων, transl. Plátōn, "amplo", Atenas, 428/427 – Atenas, 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.
Platão, dicipolo de Sócrates, foi o primeiro pedagogo da historia, seu objetivo maior era difundir idéias e conceitos, uma das razões pelo qual fundou a academia em Atenas.
Na história das idéias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. O objetivo final da educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo.
Quem foi Platão? Biografia
Platão foi um dos maiores filósofos gregos. Os pensamentos de Platão chegaram até nós através dos livros que ele nos legou, alguns deles em sua inteireza.
Quando pensamos, por exemplo sobre o que Platão pensou sobre política, podemos confirmar algumas de suas teses na obra A República, por exemplo.
Nascido em 428 antes de Cristo, morreu em 348 a. C. Sua filosofia seguiu a de Sócrates, embora tenha a interpretado de maneira crítica.
Platão é responsável por
Platão é responsável por fundamentar boa parte das discussões filosóficas da história. Suas leituras sobre o mundo são, quase sempre, levadas em consideração. Note-se que ele foi um idealista, propondo que o mundo deveria ser dividido em duas partes. Esse assunto será visto abaixo.
Os personagens dos diálogos de Platão tratam de
Os personagens dos diálogos de Platão tratam de diversos temas, entre eles a política, conceitos centrais como justiça, bondade, vida moral e etc. Platão utiliza o próprio Sócrates em seus diálogos, que são sempre cheios de debates e enfrentamentos filosóficos.
Teoria das Ideias
A teoria das ideias de Platão divide o mundo em dois: o mundo sensível e o inteligível. No mundo sensível, estão as coisas abstratas, aquilo que não é, mas que cremos ser. No mundo inteligível é que está, de fato, o conhecimento, as ideias.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/18814717
Em anexo, Platão.