Português, perguntado por camilodiego635, 10 meses atrás

Quem foi patativa do Assaré​

Soluções para a tarefa

Respondido por yanneccgoettens
4

Resposta:

Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego do olho direito por causa do Sarampo.

Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passou a ajudar sua família no cultivo das terras do lado do seu irmão mais velho. Aos doze anos, frequentava a escola local, em qual foi alfabetizado, por apenas alguns meses. Por volta dos vinte anos recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave. Indo constantemente à Feira do Crato onde participava do programa da Rádio Araripe, declamando seus poemas.

Este livro teria uma segunda edição com acréscimos em 1967, passando a se chamar Cantos do Patativa. Os outros dois livros, Ispinho e Fulô e Aqui tem coisa, foram lançados respectivamente nos anos de 1988 e 1994. No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou no interior do Ceará.

Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade. A complexidade da obra de Patativa é evidente também pela sua capacidade de criar versos tanto nos moldes camonianos , como poesia de rima e métrica populares . Ele próprio diferenciava seus versos feitos em linguagem culta daqueles em linguagem do dia a dia .

Respondido por deysianeroferreira
1

Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Parativa do Assaré (1909-2002) ,nasceu em Assaré e se tornou conhecido poeta popular na região do Cariri, interior do Ceará. Apesar de pouca escolaridade e da cegueira resultante de uma doença, Patativa guardou, até o fim da vida, todos os seus poemas na memória.

Publicou vários livros, porém as gravações em disco e vídeo é que dão uma noção mais completa da expressividade do poeta, que inclui, além das palavras, entonações, pausas, gestos, etc.

Perguntas interessantes