História, perguntado por rebecasantost49, 1 ano atrás

quem foi Osvaldo Cruz e qual sua contribuicao para a saude publica

Soluções para a tarefa

Respondido por muryanhaia
0

O médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872. Filho de Bento Gonçalves Cruz e Amália Bulhões Cruz. Sua família se transferiu para o Rio de Janeiro em 1877 e, na capital, estudou no Colégio Laure, no Colégio São Pedro de Alcântara e no Externato Dom Pedro II. Graduou-se na Faculdade de Medicina do Rio de janeiro em 1892, apresentando a tese de doutoramento A vehiculação microbiana pelas águas. Antes de concluir o curso, já publicara dois artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico.

Seu interesse pela microbiologia levou-o a montar um pequeno laboratório no porão de sua casa. Contudo, a morte de seu pai, no mesmo ano de sua formatura, impediu o aprofundamento de seus estudos por um tempo. Dois anos depois, a convite de Egydio Salles Guerra, que se tornaria seu amigo e biógrafo, trabalhou na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, onde era responsável pela montagem e a chefia do laboratório de análises clínicas. Em 1897 Oswaldo Cruz viajou para Paris, onde permaneceu por dois anos estudando microbiologia, soroterapia e imunologia, no Instituto Pasteur, e medicina legal no Instituto de Toxicologia.

Respondido por anaflaviad41
0

Resposta:

nome de Vital Brazil Mineiro da Campanha tem origem na data – dia de São Vital – e no local – a cidade mineira de Campanha – de seu nascimento, a 28 de abril de 1865. Estudou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, pela qual se formou em 1891. Mudando-se em seguida para São Paulo, exerceu a clínica no interior e ingressou no Serviço Sanitário do estado. Em 1897, tornou-se pesquisador do Instituto Bacteriológico de São Paulo, onde deu início a suas pesquisas sobre o ofidismo. Dois anos depois, combateu a peste bubônica em Santos ao lado de Oswaldo Cruz, chegando a contrair a doença. Encarregado da produção de soro e vacina contra a peste, assumiu em 1901 a direção do Instituto Soroterápico de São Paulo (atual instituto Butantan), no qual realizaria o seu maior feito como cientista: a demonstração da especificidade dos soros antiofídicos. Depois de quase vinte anos à frente do Butantan, transferiu-se em 1919 para Niterói, onde fundou o Instituto Vital Brazil. Morreu no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1950.

Explicação:

Perguntas interessantes