Artes, perguntado por carolysilva1, 1 ano atrás

Quem foi os Sforzas? O que essa família fazia ?

Soluções para a tarefa

Respondido por hallisonlovatto
3
Sforza foi uma família italiana de governantes no período do Renascimento, estabelecidos em Milão. Família temida por seus terríveis e brutais atos, regia a cidade de Milão desde 1395, antes de ser dominada pela Espanha, em 1540. Um nobre da família Sforza foi por um período patrão de Leonardo da Vinci.Os Sforza também foram senhores de Pesaro, condes de Cotignola, marqueses de Caravaggio e senhores de Castell'Arquatto.

hallisonlovatto: wikipedia
Respondido por 121544843aowaxi9
1

Sforza (P/ o português: Força) foi uma família mecênica(1) italiana surgida no final do séc. XIV com o acrécimo do apelido Sforza por Alberico da Barbiano (Condottiere2(sing)] ao até então chamado Giacomuzzo (Muzio) Attendoli, fazendeiro / soldado mercenário em serviço a vários condottieri (plural),inclusive Barbiano, ficando como Giacomuzzo 'Muzzio' Attendolo detto 'Sforza' ou Muzzio Sforza. Seu filho, ilegítimo, proeminente politicamente foi Francesco Sforza, vindo a se tornar Duque de Milão em 1450 e iniciar o mecenato e ducado na família, tanto na arte como arquitetura.

A família Sforza era proeminentemente política mercenária agindo e reconhecidos como nobrez, a partir de 1450 com Francesco Sforza declarado Duque de Milão com apoio da família Medici de Florença, em uma Itália ainda não formada e onde ainda predominavam cidades-estado.

Sendo assim, a família poderia cobrar impostos e taxar o comércio, formando um banco, e assim ganhar o dinheiro a ser investido no mecenato, que em suma era para propagar e edificar o próprio estado e cultura da cidade onde viviam; ou seja, o mecenato era uma ferramenta de manutenção do estado e da nobreza da família mecena.

1Mecenas: Ricos e poderosos (políticos) patrocinadores e protetores de artistas e cientistas.  

2Condottiere: Mercenário contratado;  

Referências:

michaelis.uol.com.br

https://www.britannica.com/

https://www.geni.com/

Perguntas interessantes