Psicologia, perguntado por cacianalorschester, 10 meses atrás

Quem foi os principais teóricos da psicopatologia ?

Soluções para a tarefa

Respondido por deiasilva2019
1

Resposta: Karl Jaspers e uma Psicopatologia Descritivo-Compreensiva

Karl Jaspers (1883-1902), médico psiquiatra alemão, foi também professor de filosofia na Universidade de Heidelberg. Seu pensamento está assim imbuído, desde sua origem, de seu interesse em reunir as ciências naturais e as ciências humanas, caminho sobre o qual ele desenvolverá a psicopatologia. Isto foi possível a partir da situação privilegiada de Jaspers, como filósofo, dispor para a fundamentação de suas idéias, dos elementos empíricos acessíveis na Clinica Psiquiátrica de Heildelberg (Rodrigues, 2005).

Ludwig Binswanger: Uma Psicopatologia Fenomenológica

Ludwig Binswanger (1881-1966), médico suíço com formação psiquiátrica junto a Bleuer e a Jung, no Hospital Burghölzli, foi diretor do Sanatório Bellevue, fundado por seu avô, em Kreuzlingen, na Suiça. Iniciou sua carreira aderindo à proposta clínica psicanalítica, mas foi gradualmente se afastando das proposições metapsicológicas de Freud, à medida em que seus estudos da fenomenologia de Husserl e da ontologia fundamental de Heidegger iam se aprofundando (Pereira, 2001). No seu texto “Analyse Existentielle et Psychothérapie”, Binswanger retoma uma comunicação feita no Congresso Internacional de Psicoterapia em Barcelona em 1958, em que deixa clara sua divergência em relação à psicanálise:

Medard Boss: Uma Psicopatologia de Inspiração Daseinsanalítica

Medard Boss (1903-1990), médico psiquiatra também suíço, foi analisado por Freud e influenciado por Bleuler, com quem trabalhou por quatro anos no Hospital Burghölzli. Quando estudou em Berlim teve professores do círculo de Freud, como Karen Horney e Kurt Goldstein. Foi, também, sócio de Jung, que propunha uma psicanálise diferente da proposta freudiana.

Arthur Tatossian: Uma Psicopatologia Contemporânea do Lebenswelt

Arthur Tatossian (1929-1995) nasceu em Marseille, na França, filho de uma família de emigrantes armênios, o que segundo Jeanne Tatossian – sua esposa –, teve repercussões profundas na sua personalidade tímida e sempre discreta. Foi o que poderia ser chamada de “uma criança superdotada”, dormia poucas horas por noite e usava as outras horas para trabalhar (Tatossian & Samuelian, 2006). De formação médica, dedicou-se a neurologia e, posteriormente a psiquiatria, sendo seus artigos mais profundos os fenomenológicos (Darcourt, 2006). Ao longo de sua carreira ocupou vários cargos, tanto na docência da psicopatologia, como de chefias de serviços médicos. Trabalhou no Hospital de Marseille em 1952 e em 1959 se tornou Chefe do Serviço de Neuropsiquiatria. Ocupou, ainda, vários outros cargos, entre os quais o de Médico-Chefe da Rede de Hospitais de Marseille e encarregado do curso de Psicologia na Faculdade de Medicina de Marseille, em 1961.

Explicação: O primeiro registro de utilização do termo psicopatologia foi na Alemanha em 1878, com Emminghaus, mas, neste momento, psicopatologia equivalia à psiquiatria clínica. Enquanto método e disciplina, a psicopatologia nasce no início do século XX, na França, com o filósofo Theodule Ribot e a criação do método psicopatológico enquanto psicologia patológica, um ramo da psicologia científica diferente da psicologia experimental ou genética (Bauchesne, 1993). A substituição do termo psicologia patológica por psicopatologia ocorreu gradativamente, correspondendo a um deslizamento de sentido, que se deu quando a psicologia patológica se propôs a ser uma psicologia da conduta, substituindo, paulatinamente, a linguagem das ações nervosas por uma linguagem psicológica (Widlöcher, 1996; Moreira, 2002).

Em 1913, na Alemanha, com a publicação de Psicopatologia Geral de Karl Jaspers, nasce a psicopatologia propriamente dita, representando uma corrente diferenciada em relação à vertente de Ribot, que se desenvolverá como uma psicopatologia fenomenológica. Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições singulares de Karl Jaspers, Ludwig Binswanger, Medard Boss e Arthur Tatossian ao desenvolvimento da tradição da psicopatologia fenomenológica.

Respondido por paulacarvalhodigital
1

Os principais teóricos da psicopatologia foram: Karl Jaspers, Ludwig Binswanger, Medard Boss e Arthur Tatossian.

Teóricos da psicopatologia e suas contribuições:

  • Karl Jaspers: desenvolveu o método descritivo-compreensivo e assim fundou a psicopatologia enquanto área específica do conhecimento da  Psicopatologia Geral;
  • Ludwig Binswanger: o criador da Psicopatologia Fenomenológica (estuda como o conhecimento do mundo se dá e se realiza para cada pessoa) ;
  • Medard Boss: desenvolveu uma psicopatologia de inspiração Daseinsanalítica;
  • Arthur Tatossian: que desenvolve a psicopatologia do Lebenswelt (mundo vivido).

Aprenda mais sobre psicopatologia em: https://brainly.com.br/tarefa/24298458

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes