História, perguntado por adrielyindhaia, 10 meses atrás

Quem foi os primeiros hominídeos a migrarem pelo mundo?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabininja2017
2
Os primeiros hominídeos a colonizar a Europa podem ter vindo principalmente da Ásia e não só da África, segundo pesquisadores da Espanha e da Itália. A conclusão foi tirada de uma série de pistas morfológicas encontradas nos dentes de ancestrais humanos do período pleistoceno, a partir de 1,8 milhão de anos atrás. Foram analisados mais de 5 mil dentes fósseis da Europa, Ásia e África. A comparação anatômica de cada um deles revelou que os primeiros europeus tinham dentição muito mais parecida com a dos asiáticos do que com a dos africanos. O que levou os pesquisadores a propor que "o impacto da Ásia na colonização da Europa foi mais forte que o da África", segundo texto publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS). Os fósseis provêm de várias espécies dos gêneros Australopithecus e Homo. Para os olhos treinados dos pesquisadores, os dentes de um animal revelam muito sobre comportamento, ambiente e parentesco evolutivo. A teoria mais aceita hoje sobre a evolução humana é de que praticamente todas as espécies de hominídeos surgiram na África e então se espalharam pelos outros continentes em uma série de ondas migratórias que foram se sucedendo ao longo de milhões de anos. Cada espécie mais evoluída eventualmente tomava o lugar daquela que a antecedeu, até que, por fim, o Homo sapiens tomou conta de todo o planeta

Respondido por camillymagalhães
1
Em artigo no último dia 17 a revista "Science" publicou a rota dos hominídeos, que partindo da África começaram a se instalar em Israel 1,4 milhão de anos atrás.
Para a hipótese mais aceita no mundo de hoje, conhecida como "out of África" (para fora da África, em inglês), os hominídeos originaram-se na África e, a partir dos últimos 2 milhões de anos iniciaram um processo de dispersão para o Oriente Médio, Ásia e Europa.



A matéria publicada pela revista, caracteriza uma fábrica de ferramentas encontrada por arqueólogos às margens de um lago seco em Israel. A fábrica era utilizada há 780 mil anos para produção de instrumentos feitos com o que havia de mais moderno em tecnologia de pedra lascada. A análise desses instrumentos pode ser útil para pesquisadores entenderem melhor as migrações dos ancestrais do homem para fora da África.
Escavações feitas por uma equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém no sítio Gesher Benot Ya’aqov, norte de Israel, mostram que a região foi uma das rotas mais importantes desse grande êxodo. Foi também a que primeiro recebeu tecnologia de ponta da África. Através de uma datação magnética em vestígios encontrados no sítio, chegou-se a conclusão que a área é 280 mil anos mais antiga do que se pensava.
Perguntas interessantes