Quem foi os primeiros habitantes europeu que viveram no território Catarinense?
Pf me ajudem é para hoje!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Santa Catarina,foi colonizada na sua maior parte por alemães, italianos e portugueses. A província de Santa Catarina já era historicamente colonizada pelos portugueses, principalmente os açorianos, que habitavam o litoral.
Resposta:
Santa Catarina,foi colonizada na sua maior parte por alemães, italianos e portugueses. A província de Santa Catarina já era historicamente colonizada pelos portugueses, principalmente os açorianos, que habitavam o litoral. isso que ela botou certo
BOM AQUI TEM MAIS SOBRE ISSO:
Décadas mais tarde, deu-se início a colonização do litoral, na Ilha de São Francisco do Sul,em Laguna e em Florianópolis.
Até a metade do século XVII a monarquia portuguesa não dava muita importância ao sul da colônia. O que acabou despertando atenção da Coroa, foi o fato de que piratas começaram a se valer dessas terras para ações e fugas. Isso incentivou o início da colonização açoriana no território catarinense.
Entre 1748 e 1756 foram trazidos colonos açorianos para a província de Santa Catarina e a maioria foi instalada em diversos pontos da região costeira como São Miguel, e Nossa Senhora do Desterro.
Explicação:
O italiano Sebastião Caboto, a serviço da Espanha, chega com sua expedição em 1526 e, ao publicar seus mapas referentes à região, denominava a Ilha de Santa Catarina de "Porto dos Patos". O nome de Santa Catarina aparece, pela primeira vez, no mapa-mundi de Diego Ribeiro, de 1529. Há divergências quanto ao responsável pela denominação de Santa Catarina: alguns autores atribuem a Sebastião Caboto, em homenagem à sua esposa, Catarina Medrano; outros defendem que tenha sido em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, festejada pela igreja católica em 25 de novembro.
O Estado começou a ser realmente povoado em 1637, com a chegada dos bandeirantes, que iniciaram a ocupação da futura capital, Nossa Senhora do Desterro, mais tarde nomeada de Florianópolis. Em 1660, foi fundada a vila de Nossa Senhora da Graça, hoje São Francisco do Sul. Em 1714, era criado o segundo município de Santa Catarina, chamado de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, conhecido hoje como Laguna.
Em 1739, Santa Catarina passou a ser o posto português mais avançado da América do Sul, o que ambicionou os espanhóis que decidiram invadir a ilha, em 1777. Os espanhóis expulsaram tropas e autoridades para o continente, sendo a ilha devolvida para Portugal após o Tratado de Santo Idelfonso naquele mesmo ano.