Psicologia, perguntado por estelagcb2864, 10 meses atrás

quem foi o primeiro teórico a falar da representação social? Quem resgatou?

Soluções para a tarefa

Respondido por AriPrasi
0
As representações sociais têm no psicólogo social Serge Moscovici sua primeira base teórica, em 1961, através da obra A Psicanálise, sua imagem e seu público.

O objetivo da Teoria das Representações Sociais é explicar os fenómenos do homem a partir de uma perspetiva coletiva, sem perder de vista a individualidade. Uma conceituação formal, entretanto, Moscovici se negou a fazer de forma contundente: "A demanda por exatidão de significado e por definição precisa de termos pode ter um efeito pernicioso, como eu acredito ter tido frequentemente nas ciências do comportamento".

Portanto, a Teoria das Representações Sociais, preconizada por Moscovici, está principalmente relacionada ao estudo das simbologias sociais, tanto no nível de macro como de microanálise com o estudo das trocas simbólicas infinitamente desenvolvidas em nossos ambientes sociais e nas nossas relações interpessoais de como esses símbolos influenciam a construção do conhecimento compartilhado, da cultura. Isto nos leva a situar Moscovici entre os chamados interacionistas simbólicos, tais como Peter Berger, George Mead e Erving Goffman.

:^)
Perguntas interessantes