Música, perguntado por Taehyunglovee, 1 ano atrás

quem foi o cantor Humberto Gessinger?

Soluções para a tarefa

Respondido por gui0073
2
Humberto Gessinger é vocalista, baixista, pianista, guitarrista, gaitista, violonista, acordeonista, escritor brasileiro.Foi líder da banda de rock Engenheiros do Hawaii.

Humberto Gessinger nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 24 de dezembro de 1963. Ingressou no curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas não concluiu o curso.
Espero ter ajudado bons estudos!

Respondido por paseademir67
0
Humberto GessingerInformação geralNome completoHumberto GessingerNascimento24 de dezembro de 1963 (54 anos)OrigemPorto Alegre, Rio Grande do SulPaís BrasilGênero(s)Rock and roll, pop rock, rock progressivo, folk rockInstrumento(s)Guitarra, violão, teclado, baixo, harmônica, piano, viola caipira, bandolim, acordeão, percussão, bateria, gaitaModelos de instrumentosBaixos: Rickenbacker 4003, Yamaha TRB JP1, Warwick Corvette, Warwick Fortress Masterman, Warwick Thumb Bass, Mayones Caledonius, Doubleneck Squier Precision+Stratocaster, Doubleneck Squier Jaguar+Telecaster, Steinberger XL, XQ, XM e doubleneck
Guitarras: Gibson SG
Fender Telecaster
Gibson Les Paul
Gibson 350 e 335,
Steinberger GM,
Gibson Flying V e SG
Violões: Gibson,
Guild,

Humberto Gessinger (Porto Alegre, 24 de dezembro de 1963) é vocalista, baixista, pianista, guitarrista, gaitista, violonista, acordeonista, escritor brasileiro. É o líder da banda Engenheiros do Hawaii, Fez turnê ao lado do guitarrista Duca Leindecker, trabalhou no projeto Pouca Vogal, Insular, Louco Pra Ficar Legal e o mais recente projeto: 'Desde Aquela Noite', com uma turnê intitulada 'Desde Aquele Dia' em homenagem aos 30 anos do disco "A Revolta dos Dândis".

Gessinger, descendente de alemães (da parte paterna) e italianos (da parte materna), já escreveu para colunas em jornais, apesar de não ter formação na área. Ao contrário do que muitos pensam, Gessinger não se formou em engenharia, tendo realmente estudado arquitetura, desta forma, o nome da banda era uma "piada" com os estudantes de engenharia.

Humberto Gessinger cursou a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, porém não até o fim.Em 1986 gravou com os Engenheiros do Hawaii seu primeiro disco, Longe Demais das Capitais sendo o único integrante original a permanecer na banda até entrarem em hiato, iniciado em 2008.É casado com a arquiteta Adriane Sesti, antiga colega de escola e faculdade, e com ela tem uma filha chamada Clara (nascida em 1992).

Em 2013, anunciou seu novo disco de estúdio. É um álbum solo, com participações de integrantes antigos dos Engenheiros do Hawaii, como Adal Fonseca, Luciano Granja, Lucio Dorfman, Fernando Aranha, Pedro Augusto e Gláucio Ayala. Os músicos de turnê são Rodrigo Tavares (Esteban, ex-Fresno) na guitarra e Rafael Bisogno na bateria. Humberto é baixista e o multi-instrumentista da banda. O disco se chama Insular.

Em maio de 2014 gravou em Belo Horizonte o seu novo DVD, ao lado de Tavares e Bisogno, lançado em dezembro. O DVD Insular Ao Vivo também conta com participações de Paulinho Goulart, Luiz Carlos Borges, Duca Leindecker, Bebeto Alves e Gláucio Ayala.

Discografia[editar | editar código-fonte]Engenheiros do Hawaii[editar | editar código-fonte]1986 - Longe Demais das Capitais (BMG)1987 - A Revolta dos Dândis (BMG)1988 - Ouça o que Eu Digo, Não Ouça Ninguém (BMG)1989 - Alívio Imediato (BMG)1990 - O Papa é Pop (BMG)1991 - Várias Variáveis (BMG)1992 - Gessinger, Licks & Maltz (BMG)1993 - Filmes de Guerra, Canções de Amor (BMG)1995 - Simples de Coração (BMG)1997 - Minuano (BMG)1999 - ¡Tchau Radar! (Universal Music)2000 - 10.000 Destinos (Universal Music)2001 - 10.001 Destinos (Universal Music)2002 - Surfando Karmas & Dna (Universal Music)2003 - Dançando no Campo Minado (Universal Music)2004 - Acústico MTV (Universal Music)2007 - Novos Horizontes (Universal Music)

Nessa fase dos Engenheiros do Hawaii, cabe também salientar a influencia do filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre nas canções como “Infinita highway”. Por exemplo, essa música que mudou definitivamente a trajetória dos Engenheiros explicita trechos como “a dúvida é o preço da pureza”, uma frase da obra O Muro, de Sartre. A “Infinita highway” permite induzir a presença de uma temática existencial. Além da citação de O Muro em “Infinita highway”, Sartre é mencionado em “Guardas da fronteira” (“Acontece que eu não tenho escolha / Por isso mesmo é que eu sou livre / Não sou eu o mentiroso / Foi Sartre quem escreveu o livro”).O próprio Humberto Gessinger, líder da banda Engenheiros do Hawaii, afirma que "Infinita Highway" coloca sobre uma base musical progressiva reflexões existencialistas inspiradas por Sartre. O segundo disco da banda, A Revolta dos Dândis, um dos mais aclamados pela crítica nacional, também é o que mais deixa transparecer as preferências de Humberto por Sartre. Ao mesmo tempo, o grupo foi acusado de elitista e fascista devido ao conteúdo de suas letras. Em resposta, Gessinger afirmou que o povo brasileiro entende tanto de existencialismo como de boxe, sendo os dois produtos de consumo. Entre as faixas que mais nitidamente evidenciam a filosofia existencial estão: Infinita Highway, Terra de Gigantes, Refrão de Bolero e a faixa que dá nome ao álbum, A Revolta dos Dândis.

Assim, do mesmo modo estão presentes no trabalho dos Engenheiros do Hawaii a filosofia de Camus, Nietzsche e Sartre; a linguagem social dos livros de Ferreira Gullar, John Fante, Arthur Rimbaud e George Orwell; bem como os aspectos regionais e nacionais, característicos das obras de Moacyr Scliar, Carlos Drummond de Andrade e Josué Guimarães

Perguntas interessantes