Quem foi Martinho Lutero e quais os princípios da doutrina Luterana
Soluções para a tarefa
Explicação:
Martinho Lutero, foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI, que contestava o poderio da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de dispensas, de indulgências e de relíquias sagradas.
A divisão tinha por base a doutrina da justificação, sendo que Lutero advocava-a através do princípio de que "a salvação vem somente pela graça, somente pela fé e somente por Cristo", contrariando o ponto de vista romano, que se baseava em uma "salvação pelo amor e pelas boas obras".Em 1517, Lutero fixou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Estas teses criticavam a venda de indulgências, questionava o poder papal e algumas práticas católicas, além de propor uma ampla reforma religiosa. ... Em 1530, Lutero divulgou os principais princípios da doutrina Luterana: - Salvação pela fé.
Martinho Lutero era um professor de teologia pertencente a ordem agostiniana que viveu na cidade de Wittenberg,na região do sacro império germânico. Durante os seus estudos, ele foi fortemente influênciado pelas obras Jan Huss, são Paulo e Santo Agostinho. Nessa trajetória de estudos teológicos, Lutero acabou formulando um conjunto de ideias que iam contra muitos dos princípios estabelecidos pela igreja romana.
No ano de 1517, insatisfeito com a situação da igreja de sua época, publicou na porta da catedral de Wittenberg as suas 95 teses. Entre outros pontos estabelecidos por esse documento Lutero criticava a venda de indulgências e a negociação de cargos eclesiásticos feitas pela Santa igreja. Além disso, Lutero estipulava uma nova forma relação religiosa onde, entre outras coisas, afirmava-se que o indivíduo obtinha a salvação pela fé, a não pelos seus atos.
Os princípios defendidos pelo pensamento luterano acabaram tendo grande força no interior do sacro do império germânico. Entre a nobreza havia uma grande tendência de oposição contra o poderio eclesiástico. O sacro império era controlado por meio de um processo eletivo entre os principais proprietários de terra da região. A igreja, sendo uma grande proprietária de terras, tinha grande poder de interferência nas questões políticas do sacro império.