História, perguntado por moacir437, 9 meses atrás

QUEM FOI MARTINHO LUTERO?E QUAIS OS CONFLITOS GERADOS ENTRE LUTERO EA IGREJA CATÓLICA?


moacir437: ME AJUDEM RAPIDO

Soluções para a tarefa

Respondido por nbfaial
1

Resposta:Martinho Lutero foi um monge e teólogo, nascido em Eisleben, Alemanha, em 10 de novembro de 1483 e falecido em 18 de fevereiro de 1546, na mesma cidade. Foi o responsável pelo início do movimento da Reforma Protestante, no século XVI.

Lutero era crítico ao poder da Igreja Católica e ao comportamento equivocado por parte do clero. Além dele, outros teólogos e políticos criticaram as ações da Igreja como o rei Henrique VIII, Thomas Müntzer, João Calvino ou Felipe Melanchthon.

As ideias de Martinho Lutero se espalharam por vários territórios do Sacro Império-Germânico, Holanda, Países Escandinavos, Suíça, Reino Unido e parte da França.

Em 1525, casou-se com a ex-monja Katharina von Bora, com quem teve seis filhos, dos quais apenas um chegou à vida adulta.

Biografia

Filho dos camponeses Hans Luther e Margaret Ziegler, Martinho Lutero (em alemão, Martin Luther), recebeu uma educação rígida e centrada nos preceitos católicos. Como seu pai desejava que ele fosse advogado, entrou na Universidade de Erfur para estudar leis.

Respondido por evelyn2017pinho
0

Resposta:

Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Anexos:
Perguntas interessantes