História, perguntado por dianamano34dm, 7 meses atrás

quem foi luíz XIV e qual foi sua relevancia para o absolutismo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por nazariojosefa9
1

Resposta:

Luís XIV, O Rei Sol, rei de França que governou desde 1643 até 1715, nasceu a 5 de Setembro de 1638 em Saint-Geramin-en-Laye e faleceu a 1 de Setembro de 1715 em Versalhes, símbolo da monarquia absolutista.

Filho de Luís XIII e Ana de Aústria sucedeu ao seu pai em Maio de 1643, com apenas quatro anos e oito meses, desde então saudado como uma “divindade visível”. Cresceu entre amas e criados, por cujo descuido quase morreu afogado numa piscina.

Tinha nove anos quando em 1648 os nobres e a corte de justiça de Paris se insurgiram contra o Primeiro-ministro, o Cardeal Joules Mazarin e contra a coroa, foi então que começou uma longa guerra civil, conhecida como La Fonde, período em que a família real passou severas privações e humilhações. Somente em 1653, Mazarin, dominou o movimento e então montou um grande um grande aparato real centralizado no jovem príncipe.

A partir deste momento, foram realizados os preparativos para que, de fato, o rei reinasse. Foi iniciada a construção do Palácio de Versalhes, fortaleza tornada sede do governo absoluto. Em 1660, Luís XIV assumiu em definitivo o comando do país, cercou-se dos melhores homens da França, entre eles Colbert, seu ministro das finanças.

Retrato de Luís XIV.

Luís XIV

Apesar de coroado Rei, Luís XIV não diminuiu os poderes de Mazarin, a quem devia praticamente toda a sua educação e formação cultural. Uma velha guerra contra a Espanha, iniciada em 1635, estava a terminar, ora isto era favorável à França, pois esta passava a ser potência europeia. O rei de França deveria ser um soldado, assim Luís XIV passou por um treino num campo de batalha.

Para ratificar e dar mais valor ao tratado de paz com a Espanha, Luís XIV, apesar de estar apaixonado há alguns anos pela sobrinha de Mazarin, Marie Mancini, casou em 1660 com Marie-Thérèse da Áustria, filha do rei espanhol, contra a sua vontade, tendo anotado no seu diário: “Exercendo uma tarefa totalmente divina aqui na terra, precisamos parecer incapazes de perturbações que possam compromete-la”.

Para o rei, que se via a si mesmo como representante de Deus na Terra, qualquer desobediência ou rebeldia seria considerada pecado, a sua fé absoluta na divindade da sua missão fizeram com que comunicasse aos seus ministros, após a morte de Mazarin em Março de 1661, que a partir daquela em diante governaria sozinho, pois acreditava que ainda conseguia ter mais poder nos domínios franceses que o próprio Papa.

Luís XIV provocou uma série de guerras entre 1667 e 1697 a fim de expandir as fronteiras da França para o Leste, onde se apropriou de terras do Sacro Império Germânico, isto para assegurar o trono espanhol para o seu neto.

Teve ministros para executarem as suas ordens, entre os quais se encontrava o mais inteligente entre todos os outros ministros: Jean-Baptiste Colbert, Marquês de Louvois. Este dedicou-se à sua tarefa de governo todas as horas do dia durante 54 anos, sem que qualquer detalhe escapasse à sua atenção, desde a etiqueta e o cerimonial na Corte, a diplomacia e o movimento das tropas, até ás disputas teológicas sobre os seus poderes em rivalidade com os do Papa, Colbert ajudou o rei, supervisionando as construções dos palácios, portos, estradas e canais, e descobrindo fontes de recursos, principalmente procurando aumentar as exportações de produtos franceses, ajudado até mesmo pela pirataria nos mares e assaltos as colônias portuguesas e espanholas, inclusive o Brasil.

Respondido por 593898
1

Resposta:

Monarca francês que reinou entre 1643 e 1715. Nasceu em 1638, em Saint-Germain-en-Laye, em França, e morreu em 1715, em Versalhes. ... Quando atingiu a maioridade, Luís XIV fez triunfar definitivamente o absolutismo monárquico em França. Ou seja, só ele reinava e administrava.

Perguntas interessantes