Quem foi Jean-Michel Basquiat e como ele morreu?
Soluções para a tarefa
Basquiat foi um artista novaiorquino nascido no Brooklyn em 22/12/1960 filho de uma portorriquenha com um haitiano que desde cedo teve muito interesse pelas artes em geral. Sempre possuiu um espiríto rebelde e recolucionário, mas seu primeiro trabalho foi com o alter ego SAMO ("same old shit") que ele criou com seu amigo e também artista Al Díaz. Através das pinturas de SAMO, que eram espalhadas por toda a cidade de NY, a arte de Basquiat foi se tornando conhecida, pois tinha uma carga política muito forte, criticando fortemente o sistema da época, bem como mensagem contra o preconceito, especialmente o racismo. Entretanto, ninguém sabia o autor das pinturas nas paredes, apenas em 1978, quando os nomes foram vendidos a um jornal importante da cidade. A arte de Basquiat é uma arte muito importante, pois é fora dos parâmetros pré estabelecidos, mas sem ser algo sem nexo. Jean-Michel era um intelectual das artes, com um amplo conhecimento em história das artes, sempre frequentando inúmeros museus, tanto que sua própria arte teve muita inspiração europeia, podendo ser chamado de Neoexpressionista. Ele foi amigo de figuras importantes como o também artísta plástico Andy Warhol e a cantora Madonna.
Basquiat morreu em 1988, com 28 anos, por conta de uma overdose de heroína e cocaína, que ele já vinha consumindo desde 1984, e que dava a ele um comportamento paranóico, segundo amigos. Ele estava no ápice de sua carreira, já tendo feito turnês de exposições inclusive pela Europa.
Em suas obras ele pintava a cabeça das pessoas em destaque, com uma coroa na maioria das vezes (a coroa era seu símbolo, sua marca e também assinatura), indicando que para ele o intelecto era muito mais importante que o físico e a "beleza" exterior, diferente das pinturas anteriores, que sempre cultuaram o corpo perfeito.
Espero muito ter te ajudado :))