Português, perguntado por olivetauanap7m8eu, 8 meses atrás

Quem foi Gil Vicente? Como era o seu teatro? O que ele denunciava em suas peças?

Soluções para a tarefa

Respondido por anatriz272
17

Explicação:

Gil Vicente=Gil Vicente (1465 — 1536) é geralmente considerado o primeiro grande dramaturgo português, além de poeta de renome. Há quem o identifique com o ourives, autor da Custódia de Belém, mestre da balança, e com o mestre de Retórica do rei Dom Manuel. Enquanto homem de teatro, parece ter também desempenhado as tarefas de músico, actor e encenador. É frequentemente considerado, de uma forma geral, o pai do teatro português, ou mesmo do teatro ibérico já que também escreveu em castelhano - partilhando a paternidade da dramaturgia espanhola com Juan del Encina.

A obra vicentina é tida como reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média para o Renascimento, fazendo-se o balanço de uma época onde as hierarquias e a ordem social eram regidas por regras inflexíveis, para uma nova sociedade onde se começa a subverter a ordem instituída, ao questioná-la. Foi, o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita que influenciou, por sua vez, a cultura popular portuguesa.

Estudiosos recentes preferem considerar os seguintes tipos: autos de moralidade, autos cavaleirescos e pastoris, farsas, e alegorias de temas profanos. No entanto, é preciso lembrar que, por vezes, na mesma peça encontramos elementos característicos de vários desses gêneros.

Gil Vicente vai muito além daquilo que, antes dele, se fazia em Portugal. Revela um gênio dramático capaz de encontrar soluções técnicas à medida das necessidades. Nesse sentido, ele pode ser encarado como o verdadeiro criador do teatro nacional.

Por outro lado, a dimensão e a riqueza da sua obra constituem um retrato vivo da sociedade portuguesa, nas primeiras décadas do século 16, onde estão presentes todas as classes sociais, com os seus traços específicos, seus vícios e suas preocupações. Também no aspecto lingüístico o valor documental da sua obra é inestimável e constitui uma grande fonte de informação sobre o início do século 16 em Portugal.                  aborda também temas religiosos. Podemos apontar que o que Gil Vicente denunciava em suas peças era a corrupção generalizada na sociedade, sua hipocrisia, os problemas sociais existentes, as desigualdades e como tudo isso se relacionava.                                                Podemos apontar que o que Gil Vicente denunciava em suas peças era a corrupção generalizada na sociedade, sua hipocrisia, os problemas sociais existentes, as desigualdades e como tudo isso se relacionava.

Outros aspectos que Gil Vicente denunciava em suas peças era as futilidades da burguesia, sua busca pelo supérfluo, a transitoriedade da vida, além dos erros e acertos cometidos por pessoas comuns.


anatriz272: qual o PROBLEMA ? Nenhum meu anjo :^ DÚVIDA? SÓ PERGUNTAR S2
anatriz272: mb..... pra Sua opinião eu copiei sim de um site e tals dboas tlgd, mas meu BEM eu fiz um resumo tá CASO VC NÃO TENHA INTENDIDO ERA SÓ ME PERGUNTAR E NÃO FICAR CRITICANDO COMO EU FIZ ESSA RESPOSTA :^ tlgd DÚVIDA SÓ PERGUNTAR Meu anjoo!! :)
anatriz272: Desculpa qualquer coisa aí , Espero ter ajudado ALGUÉM!
ericksilvasantos07: não chinga o cara, ele ajudou muita gente
Perguntas interessantes