Quem foi favorecido e quem foi prejudicado com a abertura dos portos no Brasil? explique porque.
Soluções para a tarefa
Respondido por
161
A abertura dos portos beneficiou a Inglaterra, que pôde vender seus produtos industrializados com facilidade. Comerciantes brasileiros também se beneficiaram, pois puderam, a partir de então, manter contatos comerciais com outros países. No entanto, a burguesia portuguesa foi prejudicada ao perder a exclusividade do comércio colonial.
Respondido por
3
Com base na abertura dos portos no Brasil, sabe-se que os favorecidos foram a Inglaterra e os comerciantes brasileiros, pois foi possível a venda de produtos industrializados ingleses e uma relação de contatos comerciais. Já a burguesia portuguesa foi a prejudicada por ter sua exclusividade com o comércio colonial chegado ao fim.
Características da Abertura dos Portos no Brasil
- Com o desembarque da família real no Brasil, foi decidido por Dom João VI que haveria a abertura dos portos às nações amigas, sendo essa uma de suas primeiras medidas tomadas em 1808.
- Com a abertura dos portos, não havia mais o Pacto Colonial o que significou no rompimento da exclusividade dos portugueses sobre o comércio brasileiro e na promoção da entrada de outros produtos no mercado brasileiro, como os produtos industrializados que eram fornecidos pela Inglaterra.
Entenda mais sobre a Abertura dos Portos no Brasil aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/11038993
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes