Quem foi Emerenciano Prestes de Barros?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Emerenciano Prestes de Barros nasceu em Sorocaba (SP) no dia 30 de junho de 1909, filho de Joaquim Eugênio Monteiro de Barros e de Hortência Prestes de Barros. Cursou o Ginásio São Bento de Sorocaba, ingressando mais tarde na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Itapetininga (SP).
Emerenciano Prestes de Barros nasceu em Sorocaba (SP) no dia 30 de junho de 1909, filho de Joaquim Eugênio Monteiro de Barros e de Hortência Prestes de Barros.
Cursou o Ginásio São Bento de Sorocaba, ingressando mais tarde na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Itapetininga (SP).
No pleito de outubro de 1950 foi eleito prefeito de Sorocaba, pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), assumindo o mandato em janeiro do ano seguinte. Desincompatibilizando-se do cargo de prefeito, candidatou-se a uma cadeira na Câmara de Vereadores desse município em outubro de 1955, pelo PTB, sendo bem-sucedido. Assumindo novo mandato em janeiro de 1956, manteve-se na Câmara até 1959. No pleito de outubro deste ano, tentou novamente um cargo executivo, desta vez na condição de vice-prefeito de Sorocaba, sendo também bem-sucedido. Esteve à frente do cargo entre 1960 e 1963, assumindo por duas ocasiões a chefia do Executivo municipal.
No pleito de novembro de 1966, elegeu-se deputado federal por São Paulo na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instaurado no país em abril de 1964, exercendo o mandato de fevereiro de 1967 a 16 de janeiro de 1969, quando teve seu mandato cassado com base no Ato Institucional nº 5 (AI-5). Antes disso, seu mandato já estivera ameaçado por pressão da corrente ademarista.
Foi membro da Liga de Emancipação Nacional (LEN) no estado de São Paulo.
Faleceu na cidade de São Paulo no dia 20 de junho de 1975.
Foi casado com Etelvina de Barros, com quem teve três filhos. Um deles, Emerenciano Prestes de Barros Filho, foi vereador de Sorocaba entre 1976 e 1982.