Filosofia, perguntado por larissac1, 1 ano atrás

quem foi e qual foi o pensamento politico de aristóteles

Soluções para a tarefa

Respondido por Isabelalopys03
6
Aristóteles (384-322 a.C.) discípulo de Platão, tornar-se-á um crítico do mestre, argumentando que sua utopia – a Calípolis, onde defende a sofocracia (poder dos sábios) – é impraticável e autoritária. Aristóteles argumenta que a sofocracia confere poder ilimitado apenas aos sábios, tornando a sociedade hierarquizada e engessando as outras sociais.
A questão da “igualdade” dos indivíduos ocupa grande espaço no pensamento político de Aristóteles. Para Aristóteles a igualdade deve ser baseada nos méritos de cada um, ou em outras palavras não se pode dar o igual para os desiguais, já que as pessoas são diferentes.
Para Aristóteles a cidadania estava intimamente vinculada com a possibilidade de participar da política. De antemão estavam excluídos de sua concepção de cidadania os escravos, mulheres e estrangeiros. Contudo, Aristóteles efetivamente considerava um cidadão pleno aquele que não precisava se ocupar do campo das necessidades, ou seja, que tinha ócio disponível. A partir dessa concepção os artesãos, comerciantes e trabalhadores braçais também estavam excluídos de sua concepção de cidadania.
Perguntas interessantes