Quem foi e oque fez Fidias?
Soluções para a tarefa
Escultor grego (490 a.C.-430 a.C.). Considerado o maior escultor grego do período clássico, é o criador do Parthenon e das estátuas dos deuses gregos. Há poucas informações sobre sua vida e não se sabe ao certo o local de seu nascimento. Entre seus primeiros trabalhos está uma estátua de bronze para celebrar a vitória dos gregos sobre os persas na Batalha de Maratona. Por volta de 456 a.C., a obra é levada para a Acrópole de Atenas. Com a segunda invasão persa a cidade é saqueada, tendo casas e templos destruídos.
Fídias foi um célebre escultor da Grécia Antiga. Sua biografia é cheia de lacunas e incertezas, e o que se tem como certo é que ele foi o autor de duas das mais famosas estátuas da Antiguidade, a Atena Partenos e o Zeus Olímpico, e que sob a proteção de Péricles encarregou-se da supervisão de um vasto programa construtivo em Atenas, concentrado na reedificação da Acrópole, devastada pelos persas em 480 a.C.
Fídias fez mais três esculturas da deusa Atena: a Atena Prômacos, bronze monumental, a Atena Lêmnia, ou pacificadora e a colossal Atena Partenos (438), ou triunfante. Todas são conhecidas apenas por descrições de autores antigos. Sabe-se que a Atena Partenos, de ouro e marfim, media cerca de 12 m de altura.