Quem foi Costa e Silva?
Soluções para a tarefa
Artur da Costa e Silva nasceu dia 3 de outubro de 1899 na cidade de Taquari, Rio Grande do Sul. Era filho de Aleixo Rocha da Silva e Almerinda Mesquita da Costa e Silva.
Sua educação militar começou no Colégio Militar de Porto Alegre. Depois disso, ingressou na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro. Aluno aplicado, foi aspirante, tenente, general e marechal do exército brasileiro.
Em 1922, Artur participou do movimento tenentista, momento em que foi preso. Ademais, participou da Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo.
No início da década de 40, Costa foi estagiar nos Estados Unidos. Na década de 50, ele esteve dois anos na Argentina como membro do exército na embaixada do Brasil.
Durante o governo de Castello Branco, Costa e Silva foi nomeado Ministro da Guerra do Brasil entre 4 de abril de 1964 e 30 de junho de 1966. Em 1964, ainda ocupou o cargo de Ministro de Minas e Energia do Brasil, por pouco menos de 1 mês.
Nesse tempo, foi responsável por articular o Golpe Militar de 64 ao lado do presidente Castello Branco. O golpe depôs o presidente João Goulart.