Sociologia, perguntado por riqueandrade19p7lbch, 11 meses atrás

Quem foi Auguste Comte? Cite suas principais ideias.

Soluções para a tarefa

Respondido por camileTaylor69
5
Auguste Comte foi um dos mais importantes filósofos e sociólogos franceses.

Atribui-se a ele a criação da disciplina Sociologia, bem como a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo. BIOGRAFIAS
Auguste Comte

Auguste Comte foi um dos mais importantes filósofos e sociólogos franceses.

Atribui-se a ele a criação da disciplina Sociologia, bem como a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo.


Sua contribuição teórica ainda é importante, com o conceito político da "Lei dos Três Estados".

Biografia
Auguste Comte

Busto de Auguste Comte em Paris, França

Isidore Auguste Marie François Xavier​ Comte nasceu em Montpellier (Hérault), na França, em 19 de janeiro do ano 1798. Era filho do oficial de taxas Louis Comte e Rosalie (Boyer) Comte, uma monarquista devota do catolicismo.

Em 1814, ingressou na "Escola Politécnica de Paris", e, com apenas quinze anos, destaca-se como aprendiz brilhante.

Entre 1817 e 1824, foi secretário do conde Henri de Saint-Simon, grande nome do socialismo utópico, o qual teve influência decisiva na obra de Comte.

Mais tarde, em 1822, publica "Plano de Trabalhos Científicos para Reorganizar a Sociedade". Pouco tempo depois, sofre um colapso nervoso (1826), do qual se recupera somente em 1830.

Nesse meio tempo, publicou os seis volumes do "Curso de Filosofia Positiva".

Entre 1832 e 1842, Comte foi tutor e examinador na "École Polytechnique"; ainda em 1842, separa-se de sua esposa e inicia um relacionamento platônico com Clotilde de Vaux.

Neste contexto, Auguste Comte já vivia do favor financeiro de seus amigos e admiradores. Em 1848, criou uma "Sociedade Positivista" e entre 1851 e 1854, redigiu o “Sistema de Política Positiva”, no qual propõe uma interpretação para a sociedade humana.

No ano de 1856, publicou o primeiro volume de "Síntese Subjetiva", o qual não completou, pois morreu de câncer em Paris, no dia 5 de setembro do ano 1857.

Principais Ideias
É importante salientar que Comte viveu sob a égide da Revolução Francesa, bem como da ciência moderna e da Revolução Industrial.

Portanto, seus ditos e escritos são referentes as intensas transformações sociais, econômicas, políticas, ideológicas, tecnológicas e científicas decorrentes da consolidação do capitalismo.

Nesse contexto, ele percebeu que os fenômenos sociais deveriam ser percebidos como os outros fenômenos da natureza.

Isso porque eles eram apenas um tipo específico de realidade teórica, o que implica que devem ser enunciadas em termos sociais.

Ele cunha o termo "sociologia", para designar uma doutrina social baseada em princípios científicos, dividindo-a em dois campos:

os estudos das estatísticas sociais para a compreensão das forças que mantêm a coesão social;
as dinâmicas sociais em si, para o estudos das causas das mudanças sociais.
Portanto, a "Física Social" ou "Sociologia", partiria dos princípios da observação, experimentação, comparação e classificação enquanto métodos.

Ela tinha como finalidade tudo o que é "positivo", ou seja, o real, o útil, o certo, o preciso, o relativo, o orgânico e o simpático.

Daí surge a outra contribuição de Comte: o Positivismo. Ou seja, a visão pela qual a análise dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos e pesquisa suas leis, uma vez que são fenômenos observáveis.
Perguntas interessantes