História, perguntado por kauany9538, 8 meses atrás

quem foi a princesa Isabel?

Soluções para a tarefa

Respondido por lcseduardo2020
4

Resposta:

Princesa Isabel (1846-1921) foi regente do Brasil Império. Filha de D. Pedro II assinou a Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea, que acabou com a escravidão no Brasil. Irmã da Princesa Leopoldina, Isabel foi a última princesa do Império Brasileiro. Assumiu a regência por três vezes, quando o imperador D. Pedro II se ausentou do País

Explicação:

Filha do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina com 4 anos foi declarada princesa imperial e herdeira do trono, após a morte de seus irmãos Pedro e Afonso. Sua irmã mais nova, Princesa Leopoldina foi sua grande companheira.

Para a educação da futura imperatriz e de sua irmã a princesa Leopoldina, D. Pedro II designou como sua primeira preceptora a Condessa de Barral, filha do Embaixador Domingos Borges de Barros. Para elaborar o vasto e rígido programa de estudos, foram contratados diversos mestres, entre eles, o Visconde de Pedra Branca.

A princesa Isabel mostrava grande interesse pelos estudos e assim, ela via transcorrer sua juventude entre aulas de literatura, latim, inglês, alemão, botânica mitologia, matemática e leitura dos Evangelhos.

No dia 29 de julho de 1860, a princesa com 14 anos, obedecendo a Constituição, presta juramento de "manter a religião católica, observar a constituição política do País e ser obediente às Leis e ao Imperador".

Respondido por PhilippeMüller
3

Resposta:

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança (Rio de Janeiro, 29 de julho de 1846 – , 14 de novembro de 1921), apelidada de "a Redentora", foi a segunda filha, a primeira menina, do imperador Pedro II do Brasil e sua esposa a imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias. Como a herdeira presuntiva do Império do Brasil, ela recebeu o título de Princesa Imperial.

A morte de seus dois irmãos homens a fez a herdeira de Pedro. A própria personalidade de Isabel a distanciou da política e de quaisquer confrontos com seu pai, ficando satisfeita com uma vida calma e doméstica. Além disso, apesar da sua educação ter sido bem ampla, ela jamais foi preparada para assumir o trono. Isabel se casou em 1864 com o príncipe francês Gastão, Conde d'Eu, com quem teve uma filha e três filhos.

A princesa serviu três vezes como regente do império enquanto seu pai viajava pelo exterior. Isabel promoveu a abolição da escravidão durante sua terceira e última regência e acabou assinando a Lei Áurea em 1888. Apesar da ação ter se mostrado amplamente popular, houve forte oposição contra sua sucessão ao trono. O fato de ser mulher, seu forte catolicismo e casamento com um estrangeiro foram vistos como impedimentos contra ela, juntamente com a emancipação dos escravos, que gerou descontentamento entre ricos fazendeiros. A monarquia brasileira foi abolida em 1889 e ela e sua família foram exilados por um golpe militar. Isabel passou seus últimos trinta anos de vida vivendo calmamente na França.

Explicação:

Perguntas interessantes