História, perguntado por regisouzahistoria, 1 ano atrás

quem foi a imperatriz maria leopoldina

Soluções para a tarefa

Respondido por helenabatista2007
9

Resposta:

Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena nasceu no dia 22 de Janeiro de 1797 em Viena. Era a terceira filha de Francisco I, Imperador da Áustria, e de sua segunda esposa, a Princesa Maria Teresa Carolina de Nápoles e da Sicília.

Em 1817, em um casamento arranjado, casou-se com Dom Pedro (na época era príncipe português), juntos tiveram sete filhos. A princípio, os dois esposos viveram em harmonia. Com o passar do tempo, as infidelidades de Dom Pedro ficavam cada vez mais evidentes.

A gota d'água foi com Domitila de Castro Canto e Mello (1797-1867), a Marquesa de Santos, que passou a morar em frente ao Palácio de São Cristóvão, onde a família de Leopoldina e Pedro moravam.

Participação na Independência do Brasil

As sucessivas gestações e o desgosto causado por esta situação teriam agravado a saúde da Imperatriz Leopoldina.

Com a partida de Dom João VI para Portugal, em 1820, devido a Revolução Liberal do Porto, Dom Pedro foi nomeado Príncipe-Regente do Brasil.

No ano de 1822, algumas províncias, como São Paulo, ameaçavam entrar em guerra contra o Príncipe-Regente. Dom Pedro viaja a fim de garantir o apoio dos paulistas à sua causa.

Então, Dona Leopoldina assume a regência interina e preside o Conselho de Estado.

Neste momento chega uma carta de Portugal exigindo que Dom Pedro voltasse imediatamente para o Reino. Dona Leopoldina e o Conselho de Estado entendem que isso é uma manobra para que o Brasil perca seu status de Reino Unido e voltar à condição de colônia.

Assim, assina o decreto de independência do Brasil em 2 de setembro de 1822. Em seguida, junto a José Bonifácio (1763- 1838), envia uma carta a Dom Pedro, declarando que era o momento de romper com Portugal.

No dia 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro declara a Independência do Brasil ás margens do rio Ipiranga com o famoso grito " Independência ou Morte", e se torna Imperador do Brasil, recebendo o título de Dom Pedro I.

No dia 11 de Dezembro de 1826, Dona Maria Leopoldina morre no Rio de Janeiro por causa de um aborto espontâneo.

Sua morte causou uma enorme comoção popular e seu enterro foi seguido por milhares de pessoas.

Respondido por Let242019
2

Resposta:

Maria Leopoldina foi arquiduquesa da Áustria, imperatriz do Brasil entre 1822 e 1826 (a primeira da História), e rainha de Portugal por oito dias, em 1826.

Explicação:

espero ter ajudado❤

Perguntas interessantes