Quem faz dialise peritoneal pode ir na piscina ou praia?.
Soluções para a tarefa
Resposta:
NÃO
Explicação:
Vivendo a diálise peritoneal
Diálise Peritoneal: férias, praias, piscinas, rios e cachoeiras
janeiro 12, 2018

Férias! Calor! Muito calor!
O paciente renal crônico, que está no programa de diálise peritoneal, pode viajar e ficar fora de sua residência por quanto tempo quiser. É uma questão de programar a viagem. Levar a cicladora, os suprimentos e a solução dialítica. Caso for ficar muito tempo longe de casa, a Baxter, sendo avisada com antecedência entrega todos os suprimentos no local desejado.
Os pacientes com insuficiência renal que estão em diálise peritoneal, têm um cateter implantado em sua barriga. Daí, surge a pergunta. Posso molhar o cateter? E a peritonite? As bactérias? Quantas perguntas surgem em nossa cabeça!! O que devo fazer?
Tenho lido muito a respeito e nesses textos muitos pacientes não se incomodam e frequentam praia, piscina, rio e ou cachoeira. Não deixam de aproveitar a oportunidade de se divertir.
Meus médicos e enfermeiras da clínica me aconselharam a não molhar o cateter, pois é muito fácil uma bactéria de instalar no óstio (entrada do cateter). Eu já tive peritonite e não pretendo pegá-la novamente.
Eu sei que existe um curativo para ser colocado sobre o cateter. Eu não conheço e nunca usei.
Eu acho que molhar o cateter é só no chuveiro! Nem mesmo na nossa própria banheira! Acho que nenhum médico ou enfermeira poderá garantir que nada acontecerá ao paciente. A escolha é por conta e risco de cada paciente