Quem fará a histórias dos exames?”, pergunta-se Foucault. Ele é, para o pensador francês, a vigilância e da punição, sua ferramenta mais refinada. Por isso adquire tanta importância entre as técnicas disciplinares e conquista lugar de destaque dentro de nossa sociedade. Absolutamente todos os dispositivos de disciplina se utilizam do Exame. Através dele todo sujeito se torna objeto a ser conhecido, por isso vigiado, normalizado, e, portanto, passível de ser punido. Este é o ponto máximo do controle normalizante, a mistura do olhar e da sanção; é através dele que o indivíduo se mostra nu para o olho do poder e se exibe como objeto indivisível (atômico) da ação do poder. “Estou aqui, sou isso, façam o que quiser de mim”, diz o sujeito através do exame. Nele se encontra a “verdade” do indivíduo. Dele, três características emergem:
O Exame inverte definitivamente a visibilidade do poder: sim, se antes o poder brilhava na forma do Rei e o súdito ficava na sombra de sua majestosidade, agora o poder se esconde através do exame e faz brilhar aquele sobre quem atua. É o fato de ser visto e avaliado que faz do sujeito um instrumento do poder, em constante aperfeiçoamento.
A Visibilidade se torna uma obrigação, condição do poder, o exame tira o sujeito das sombras, não há nada mais que ele possa esconder. Lembremos: a visibilidade é uma armadilha, e agora temos plenas condições de entender o porquê. O olhar do poder mede o indivíduo, o caracteriza, o hierarquiza e agora pode puni-lo para que se encaixe mais e melhor em determinada posição.
“Mostre-se para mim, mostre o que você aprendeu”. O Exame insere o sujeito numa rede de informações e documentos: através do exame o sujeito se mostra como objeto e se torna números e medidas. A individualidade, em todas as suas minúcias e detalhes, se torna um número, medidas, registros, acumulação documental.
Do registro individual nasce o indivíduo descritível, analisável. E as ciências do homem, diz Foucault, nascem aí. Através do Exame é possível descrever o indivíduo e compará-lo aos demais; caracterizá-lo em grupos, coletivos e verificar os desvios dos “desajustados”.
Baseado no texto, qual a função do exame para a sociedade da punição? Cite um exemplo de exame em nossa sociedade
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deus porque ele é a resposta para tudo
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