Filosofia, perguntado por claitonvitor, 11 meses atrás

quem estava certo na época, os sofistas ou Sócrates? por que?

Soluções para a tarefa

Respondido por mategamer12345
10

Olá!

Pois então, vamos analisar:

  • Quem eram, o que faziam e no que acreditavam os Sofistas?

Eram os filósofos socráticos (da época de Sócrates (Antropologia)) que se denominavam "mestres da oratória e da retórica" e que afirmavam ser possível ensinar tal arte aos jovens, tornando assim, os jovens bons cidadãos.

O Bom cidadão político era aquele que exercia com eficiência sua vida política (cidadania) nas Pólis gregas, que opina, discute, delibera e vota nas Assembleias.

Os sofistas ensinavam os jovens a arte de persuadir, de modo que na Assembleia, soubessem ter fortes argumentos a favor ou contra uma opinião, tendo assim, grandes possibilidades de ganhar a discussão. Para os sofistas, a verdade era mutável, podia variar, porque dependia de um ponto de vista.

  • Quem foi Sócrates e o que ele buscava?

Sócrates foi um grande filósofo grego, pensador antropológico, que buscava antes de tudo, conhecer a si mesmo, sua figura era de um homem que andava pelas ruas e perguntava as pessoas o que elas sabiam (ou achava que sabiam) sobre a vida na pólis. Por exemplo em suas perguntas: "O que é coragem?", "O que é a Justiça?", "O que é a beleza?", Sócrates buscava entender a essência daquelas coisas cotidianas, gerando assim o conceito daquilo e não uma mera opinião.

O Conceito, para Sócrates, é a verdade imutável, universal e atemporal.

  • O que pensava Sócrates sobre os Sofistas? Os sofistas estavam certos?

Sócrates dizia que os Sofistas não eram filósofos, porque não tinham amor pela sabedoria (Lembrando que filosofia em grego significa "amor pela sabedoria/conhecimento), porque eles defendiam qualquer ideia que lhes fosse vantajosa (..."a verdade é mutável", então eles manipulavam definições e palavras ao seu favor para ganhar uma discussão), dizia também Sócrates que os sofistas corrompiam os jovens, porque os faziam acreditar que uma mentira valeria tanto quanto uma verdade.

Portanto, conclui-se que Sócrates considerava os sofistas como "trapaceiros" e "oportunistas persuasivos", assim, podemos considerar que os sofistas estavam errados visto que manipulavam a "verdade" e Sócrates estava certo, porque ao menos, Sócrates não propagava mentiras como verdades, apenas deixava um grande "ponto de interrogação" em suas proposições.

Aprenda mais em:

Como era vida política nas Pólis Gregas: https://brainly.com.br/tarefa/13323299

Como era o pensamento socrático (Geral): https://brainly.com.br/tarefa/15256602

Espero ter ajudado,

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes