quem escreveu o conto oporanduja, o sapo pidao? essa pessoa é indígena ou não
Soluções para a tarefa
O conto "Oporanduja, o sapo pidão" foi escrito pela indígena Jera Giselda Guarani.
Nessa história, a neta pergunta ao seu avô porque os sapos faziam tanto barulho de noite. Para responder à pergunta, ele começou a contar a história do sapinho Oporanduja.
Oporanduja vivia em um rio, onde também viviam peixes e outros animais. Ele era um sapinho muito alegre, mas não tinha amigos por causa da sua mania de pedir. Qualquer animal que tivesse qualquer objeto e fosse visto por Oporanduja, logo era abordado por ele, que pedia o objeto.
Um dia sua família foi a uma festa de um parente muito rico, e não quiseram levar Oporanduja, pois sabiam que ele era pidão. Mas assim mesmo ele foi, escondido, e quando chegou ao local viu todas as coisas preciosas e começou a pedir tudo. Sua família ficou com vergonha e resolveu expulsá-lo da festa.
Magoado, o sapinho fugiu de casa e viveu sozinho e triste, até que sua mãe o encontrou. Ela explicou que o rio estava secando e que o deus Nhanderu só ia salvar o rio se Oporanduja pedisse. Nhanderu explicou ao sapinho que pedir não é algo ruim. Pedir é melhor que roubar. Assim ele pediu ao deus que voltasse a chover e foi atendido. Depois disso, todos os sapos que querem chuva pedem, cantam e dançam. Por isso fazem barulho à noite.
Para saber mais sobre lendas indígenas, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4872398