História, perguntado por teteu217, 1 ano atrás

quem eram os suseranos e os vassalos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Kiaren
98

Os suseranos eram aqueles que concediam o direito à exploração de suas terras e os vassalos aqueles que recebiam estas terras em troca de sua "lealdade".

No feudalismo havia, geralmente,  poucos suseranos, sendo mais comum que o Rei fosse considerado como o único suserano "legítimo", pois era o dono de todas as terras.

Já os vassalos eram, em sua maioria, senhores feudais ou grandes cavaleiros, que recebiam estas terras como forma de "pagamento" pelos serviços prestados.

Respondido por maryychan
30

Respostas:O rei, geralmente, era o suserano com mais poder na Idade Média, sendo que seus vassalos eram, principalmente, senhores feudais e cavaleiros. Estes senhores feudais e cavaleiros também possuíam vassalos, formando, na Idade Média, extensos laços de vassalagem.

Vassalo é o título dado ao subordinado de um soberano. É um conceito que existiu durante a Idade Média e está diretamente relacionado com o Feudalismo.

Por norma, o vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e, em troca, fazia um juramento de absoluta fidelidade a este. Quem se tornasse vassalo deveria se submeter às ordens impostas em acordo com o seu soberano.

Os vassalos eram geralmente recompensados com um feudo que poderia ser terras, cargos, lugar num sistema de produção ou outros benefícios.

Os vassalos também poderiam se tornar suseranos desde que fossem seguidas as regras de vassalagem. O suserano mais poderoso na hierarquia do sistema feudal era o rei, mais abaixo os nobres, a seguir os senhores feudais, etc.

O conceito de vassalo continuou a ser usado figurativamente para denominar o indivíduo submisso ou subordinado a algo ou alguém. Um contribuinte (tributário) também é designado por vassalo.

Explicação:

Perguntas interessantes