quem eram os sonsculhotes?
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Sans-culotte foi a denominação dada pelos aristocratas aos artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários participantes da Revolução Francesa, principalmente em Paris.
Livremente traduzido da língua francesa como "sem calção", o culote era uma espécie de calções justos que se apertavam na altura dos joelhos, vestimenta típica da nobreza naquele país à época da Revolução. Em seu lugar, os "sans-culottes" vestiam uma calça comprida de algodão grosseiro, trajetípicamente utilizado pelos burgueses. Estes eram, normalmente, os líderes das manifestações nas ruas.
O traje de um típico sans-culotte era composto por:
a carmagnole (casaco curto)o barrete vermelho da liberdadeos sabots (sapatos de madeira).
Pode também ser caracterizado:
"Sua aparência é popular: vestimenta de trabalho, e não calção, roupa de ostentação do aristocrata, uma camisa, uma jaqueta curta, a carmanhola; usam o barrete frígio, símbolo antigo da escravidão libertada, marcado pela insígnia nacional; usam permanentemente o sabre e o pique, porque só o homem armado pode defender a revolução 'contra os aristocratas, os realistas, os moderados, os intriguistas... todos esses celerados'" ("Adresse da la Section des Sans-culottes").
A influência política dos "sans-culottes" cessou com a reação que se seguiu à queda de Robespierre (julho de 1794). Os "sans-culottes" eram uma categoria social sensível às dificuldades de abastecimento e às diversas crises económicas.
O primeiro Calendário Republicano denominava os cinco dias complementares no fim do ano de Sans-culottides; entretanto, a Convenção Nacionalsuprimiu o nome quando adotou a constituição do ano III (1795) e substituiu pelo nome jours complémentaire (dias complementares em português).
Livremente traduzido da língua francesa como "sem calção", o culote era uma espécie de calções justos que se apertavam na altura dos joelhos, vestimenta típica da nobreza naquele país à época da Revolução. Em seu lugar, os "sans-culottes" vestiam uma calça comprida de algodão grosseiro, trajetípicamente utilizado pelos burgueses. Estes eram, normalmente, os líderes das manifestações nas ruas.
O traje de um típico sans-culotte era composto por:
a carmagnole (casaco curto)o barrete vermelho da liberdadeos sabots (sapatos de madeira).
Pode também ser caracterizado:
"Sua aparência é popular: vestimenta de trabalho, e não calção, roupa de ostentação do aristocrata, uma camisa, uma jaqueta curta, a carmanhola; usam o barrete frígio, símbolo antigo da escravidão libertada, marcado pela insígnia nacional; usam permanentemente o sabre e o pique, porque só o homem armado pode defender a revolução 'contra os aristocratas, os realistas, os moderados, os intriguistas... todos esses celerados'" ("Adresse da la Section des Sans-culottes").
A influência política dos "sans-culottes" cessou com a reação que se seguiu à queda de Robespierre (julho de 1794). Os "sans-culottes" eram uma categoria social sensível às dificuldades de abastecimento e às diversas crises económicas.
O primeiro Calendário Republicano denominava os cinco dias complementares no fim do ano de Sans-culottides; entretanto, a Convenção Nacionalsuprimiu o nome quando adotou a constituição do ano III (1795) e substituiu pelo nome jours complémentaire (dias complementares em português).
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