História, perguntado por beagodois, 1 ano atrás

quem eram os organizadores e financiadores das expedições marítimas e quais eram as suas motivações?

Soluções para a tarefa

Respondido por MileneAlmeiida07
4
As Monarquias Nacionais, detentoras de grandes poderes, suas alianças com a nobreza e com a burguesia e os investimentos financeiros desta última formaram a base das organizações e financiamentos das expedições marítimas. Estas garantiam vantagens para cada um desses grupos. A Igreja Católica, envolta na crise provocada pela Reforma Protestante, objetivava a conquista de novos fiéis pelo mundo e, por  isso, também incentivava tais expedições. A situação de pobreza e superpopulação europeia, a Guerra dos Cem Anos, a Peste Negra e as constantes epidemias certamente também colaboraram para que muitos se aventurassem pelo mar em busca de uma vida melhor.
Respondido por ferretti
5

Para saber  quem eram os organizadores e financiadores das expedições marítimas e quais eram as suas motivações, basta analisarmos os grupos que tinham poder político e econômico no período de seu surgimento: o Estado e a Igreja.

O principal objetivo do Estado com a expansão marítima era a ocupação  de novas terras, de onde poderiam explorar novas riquezas e ampliar seus domínios e influência. Já para a Igreja, a maior motivação era a expansão da fé católica e, algumas décadas depois do início do processo, tinha como objetivo central evitar que o protestantismo, considerado pelos católicos como heresia, pudesse se propagar.

Assim, podemos resumir quem eram os organizadores e financiadores das expedições marítimas, da seguinte forma:

  • Igreja: tinha como motivação central a expansão da fé católica, a conquista de novos crentes e a superação das barreiras geográficas que limitavam o crescimento do número de professantes desta fé. Opunham-se, também, a partir de 1517, aos protestantes sob influência de Lutero, organizando ordens religiosas com o objetivo explícito de expandir o catolicismo e rejeitar a fé protestante;
  • Estado: ansiava pela ampliação das reservas de metais preciosos, que eram o parâmetro de calculo para a riqueza de um país. Além disso, com acesso a novas terras, também seria possível diversificar os produtos disponíveis para venda, e assim movimentar mais a economia. Soma-se a isso a intenção de ampliar os domínios territoriais e as zonas de influência.

Alguns dos motivos que permitiram que Portugal fosse pioneiro: resumo

  1. Portugal foi uma das primeiras nações a se converterem em um Estado Nacional centralizado;
  2. Conseguiu, com um governo mais organizado, ampliar suas reservas de metais preciosos e, portanto, ter mais dinheiro para financiar as construções navais;
  3. Como espaço de fluxo de conhecimento, Portugal também concentrou engenheiros e inventores fundamentais no processo de desenvolvimento de embarcações mais bem preparadas para longas jornadas;

Agora que você já sabe quem eram os organizadores e financiadores das expedições marítimas e quais eram as suas motivações, que tal aprofundar seus conhecimentos com estas questões?

A aristocracia ibérica e a expansão marítima

https://brainly.com.br/tarefa/7307345

As Grandes Navegações e sua utilidade

https://brainly.com.br/tarefa/8187764

Quais os motivos para a expansão marítima?

https://brainly.com.br/tarefa/9937033

-

Matéria: História

Nível: Ensino médio

Perguntas interessantes