História, perguntado por Leticiagiio, 1 ano atrás

quem eram os gerúndios?

Soluções para a tarefa

Respondido por kelly886
5
Revolução francesa, Os girondinos eram um grupo político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793) durante a Revolução Francesa.

Este grupo era constituído pela alta burguesia e fazia oposição aos jacobinos - liderados por Robespierre. Seus representantes nos Assembleia dos Estados Gerais sentavam-se à direita no recinto da Assembléia, enquanto o girondinos sentavam-se ao centro; já os jacobinos sentavam se à esquerda, e destas posições surgiu a convenção política da identificação dos termos direita política e esquerda política com conservadores ou moderados e radicais ou progressistas, respectivamente.O outro grupo ainda eram o Pântano(ou planicie).

um jacobino era um membro do Clube Jacobino, clube maçónico francês com representação nos Três Estados e, depois, na Assembleia Nacional Francesa. No seu início, nos finais do século XVIII na França, a expressão era geralmente aplicada de forma pejorativa a qualquer corrente de pensamento que, para quem aplicava o termo, fosse defensora de opiniões revolucionárias extremistas! O termo era em geral atirado por pessoas que defendiam a democracia, contra esquerdistas radicais que pregavam a ditadura paradoxalmente para impor pela força a própria democracia. Os primeiros jacobinos, setecentistas, eram pequeno-burgueses ainda muito ligados às suas origens rurais e pobres, com pensamentos políticos e sociais radicais (queriam o extermínio dos nobres).

Receberam a denominação de jacobinos pois reuniam-se inicialmente no Convento de São Tiago dos dominicanos (do nome Tiago em latim: Jacobus e do francês Saint-Jacques). Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República. Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França - os sans-cullotes - e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução. Sentavam-se à esquerda do salão de reuniões.

Perguntas interessantes