Quem eram os escribas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A palavra escriba é muitas vezes relacionada aos fariseus do Novo Testamento, homens considerados hipócritas que, com os seus lábios falavam de santidade, mas os seus corações estavam muito distantes de Deus.
O termo “escriba” se encontra muito antes do Novo Testamento. Os escribas do Velho Testamento não são semelhantes aos do Novo Testamento.
O “escriba” ou “copista” foi o nome dado para todo aquele que era responsável por reproduzir cuidadosamente, palavra por palavra das Leis de Moisés.
De tanto reproduzir os textos Bíblicos, o escriba memorizava aqueles escritos que ele mesmo era capaz de explicar para o povo as Leis do Senhor. Eles eram famosos por serem “técnicos em explicação Bíblica”.
A palavra escriba no Novo Testamento significa “ erudito na Torá”, “rabino”, “teólogo ordenado”, “doutor da Lei ou mestre da Lei”. Os escribas do Novo Testamento possuíam grande influência entre o seu povo. Eles não eram somente meros copistas da Lei, eles também interpretavam e ensinavam a todos que desejavam.