História, perguntado por pachecoa, 1 ano atrás

quem eram os camisas vermelhas quem os liderava e qual sua importância no processo de unificação

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianobartz
2
Denominaram-se Camisas-vermelhas os membros da Legião Italiana que defendeu Montevidéu contra Manuel Oribe e Juan Manuel de rosas - grupo de voluntários que posteriormente se tornaria o símbolo das forças comandadas por Garibaldi nas muitas campanhas pela unificação italiana. A Legião organizada e comandada por Giuseppe Garibaldi em 1843 foi essencial para evitar a queda de Montevidéu na Guerra grande, no Uruguai.
A burguesia incentivou o movimento a favor da unificação da Itália, liderado pelo primeiro-ministro Camillo Benso, conde de Cavour, e por manifestantes políticos como Giuseppe Mazzini, fundador do movimento Jovem Itália, que visava à criação de uma república italiana.

Cavour deu início, apoiado pela França, à guerra contra a dominação austríaca em 1859, conseguindo importantes vitórias. Enquanto isso, no sul da península, Giuseppe Garibaldi formou um exército de voluntários, conhecido como camisas vermelhas, e avançou pelo território.

Ao final de 1860, a unificação estava praticamente concluída. Vitor Emanuel II foi proclamado rei da Itália. Somente Veneza e Roma resistiram por algum tempo, sendo a primeira anexada em 1866 e a segunda, em 1870.
Perguntas interessantes