Quem era os sumérios? Oque eles faziam? Como era a língua e a escrita deles? Qual a história deles?
Soluções para a tarefa
eram 1povo da mesopotâmia, sua escrita era cuneiforme se não me engano, viviam em guerra com os acadianos, faziam grandes esculturas
mesmo com pouco, espero ter ajudado
Quem era os Sumérios?
Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates.
O Que eles faziam?
Os sumérios, que foram a primeira civilização a estabelecer-se na Baixa MesopotÂmia.Nessa região os sumérios construíram uma cultura admirável e suas descobertas serviram como base para diversos povos da Antigüidade.
Como era a Língua e a escrita deles?
A língua suméria, (EME.ĜIR15) da antiga Suméria (ou Shumer) extinguiu-se e ficou esquecida até ao século XIX. É uma língua isolada, embora existam muitas teorias de credibilidade duvidosa que a ligam ao húngaro, ao basco, ao etrusco ou a muitas outras línguas. Este facto distingue-a de outras línguas da área, tais como o hebraico, o acadiano, que compreende o babilónio e o assírio, e o aramaico, que são línguas semíticas.
O sumério foi uma das primeiras línguas escritas conhecidas. O seu sistema de escrita, chamado cuneiforme (que significa "em forma de cunha"), foi mais tarde também usado para as línguas acadiana e também adaptado a línguas indo-europeias como o hitita (que também era escrito com um sistema hieroglífico, tal como faziam os egípcios) e o persa antigo, muito embora esta última língua se limitasse a usar os mesmos instrumentos de escrita e as formas das letras não tivessem relação com as do cuneiforme.
A escrita era do tipo semanto-fonética com símbolos fonéticos para sílabas e também logogramas que representavam palavras inteiras. A direção da escrita era variável. Textos mais antigos se apresentavam em colunas verticais. mas por volta de 3.000 a.C a direção mudou para horizontal da esquerda para a direita. Nessa época os símbolos foram girados em 90º sentido anti horário e passaram a ser simplificados sendo formados somente por cunhas e traços.
Inicialmente havia até cerca de mil símbolos, quantidade que caiu para cerca de 400, depois para 255, que eram 8 para vogais, 98 sílabas de vogal+consoante e 149 de consoante + vogal; Um mesmo símbolo poderia ter diferentes pronúncias. Houve 5 períodos para essas simbologia com aletrações nos anos de 3000 a.C – 2800 a.C – 2500 a.C – 1800 a.C – 600 a.C.
Historia:
A Suméria (na Bíblia, Sinar; do acádio Šumeru; em sumério: ki-en-ĝir15, algo como "terra de reis civilizados" ou "terra nativa")[a] foi uma antiga civilização e o nome dado à região histórica habitada por essa civilização, no sul da Mesopotâmia, atual sul do Iraque e Kuwait, durante a Idade do Cobre (ou Calcolítico) e a Idade do Bronze primitiva.
Embora os primeiros registros escritos da região não remontem a mais que cerca de 3 500 a.C., os historiadores modernos sugerem que a Suméria teria sido colonizada permanentemente por volta de 5 500 a 4 000 a.C. por um povo não-semita que pode ou não ter falado o idioma sumério (utilizando como evidência para isto os nomes das cidades, rios e ocupações básicas).[1][2][3][4] Estes povos pré-históricos sobre o qual se conjecturou são chamados atualmente de "proto-eufrateanos" ou "ubaidas",[5] e, segundo algumas teorias, teriam evoluído a partir da cultura de Samarra, do norte da Mesopotâmia (Assíria).[6][7][8][9] Os ubaidas foram a primeira força civilizatória na Suméria, drenando os pântanos para praticar a agricultura, desenvolvendo o comércio e estabelecendo indústrias, entre elas a tecelagem, o trabalho do couro e dos metais, a alvenaria e a cerâmica.[5] Alguns estudiosos, no entanto, como Piotr Michalowski, professor de Línguas e Civilizações Antigas do Oriente Médio da Universidade do Michigan, e o acadêmico alemão Gerd Steiner, contestam a ideia de um idioma proto-eufrateano ou de uma língua de substrato. Tanto eles quanto outros sugeriram que a língua suméria era o idioma falado originalmente pelos povos caçadores e pescadores que viviam nos pântanos e na região costeira da Arábia Oriental, e pertenciam à cultura bifacial árabe.[10] Os registros históricos confiáveis aparecem apenas muito mais tarde; nenhum deles foi datado antes do período de Enmebaragesi (c. século XXVI a.C.). O arqueólogo americano de origem letã Juris Zariņš acredita que os sumérios seriam um povo que habitava o litoral oriental da Península Arábica, no Golfo Pérsico, antes de ele ter sido inundado, ao fim da Idade do Gelo.[11] A literatura dos sumérios menciona sua terra natal como sendo Dilmum.