quem era o governo provisorio (revolucao russa)
Soluções para a tarefa
A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
Oie, Td Bom?!
Em fevereiro de 1917, um conflito generalizado resultou na abdicação do czar Nicolau II (em 2 de março) e na derrubada da monarquia czarista.
Após a vitória, foi instalado um Governo Provisório sob o comando do príncipe Lvov, Estes optaram por manter os exércitos russos na Primeira Guerra Mundial, gerando o descontentamento da população: uma das principais reivindicações do povo era a retirada das tropas russas do conflito.
Entre março e novembro de 1917, o poder na Rússia ficou dividido entre o Governo Provisório e os sovietes. Gradativamente, ao longo desses meses, os bolcheviques passaram a controlar os principais sovietes, conquistando cada vez mais espaço e reconhecimento político junto às organizações populares.
Enquanto isso, o Governo Provisório não conseguia resolver os graves problemas sociais e econômicos russos. Os sovietes chegaram a defender o lema "Paz, terra e pão", ou seja, paz imediata com a Alemanha, confisco de grandes propriedades para a reforma agrária e políticas públicas de eliminação da miséria.
Em 4 de julho de 1917, ocorreu uma manifestação popular em Petrogrado (novo nome de São Petersburgo). Cerca de 500 mil pessoas protestaram contra o Governo Provisório. Suas faixas diziam: "Fora com os ministros capitalistas", "Todo o poder aos sovietes". Assim como ocorrera em 1905, os manifestantes foram duramente reprimidos pelas forças do governo.
Att. Makaveli1996