História, perguntado por geo12981, 1 ano atrás

quem era considerado cidadão, de acordo com a constituição de 1824????

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiaalbuque
19
Para exercer seus direitos, o cidadão deveria pertencer ao sexo masculino e ter mais de 25 anos de idade. Além disso, deveria confirmar uma renda mínima de 200 mil-réis anuais para poder votar. Desse modo, grande parte da população, era excluída.









leticiaalbuque: De nada!
Respondido por Edu1977
0

Resposta:

Explicação:

Eram considerados cidadãos, de acordo com a constituição de 1824, somente os brasileiros letrados, dotados de uma condição econômica estipulada, homens e maiores de idade. Deste modo, a Constituição de 1824 excluía da política oficial brasileira todos os estrangeiros, escravos, pobres, mulheres e analfabetos, sendo um modelo político em que governava o país, basicamente, a "nata" da sociedade - os grandes latifundiários, os profissionais liberais e os mais ricos dentre os artesãos.

A Constituição de 1891 determinou o fim do voto censitário. Assim, não era mais necessário comprovar uma renda mínima para poder votar. Além disso, determinou o sufrágio universal masculino para todos os homens maiores de 21 anos, mas impedia que mendigos, analfabetos, militares de patente baixa e religiosos que faziam voto de obediência, tivessem direito ao voto.

A nova Constituição não fez menção às mulheres, o que significa que esse grupo não tinha direito ao voto. Isso demonstra que os constituintes ainda não enxergavam as mulheres como cidadãs, isto é, indivíduos dotados de direitos políticos.

A nova Constituição ainda ratificou a exclusão profunda de grande parte da população brasileira do direito de votar. Isso porque a década de 1880 ficou marcada pelo fim da escravidão no Brasil, assim, os políticos, membros e representantes das elites econômicas do Brasil anteciparam-se e acabaram aprovando uma lei que reduziu a quantidade de votantes de 10% para 1% da população

Perguntas interessantes