História, perguntado por portocledijane1535, 8 meses atrás

quem era a burguesia​


caduziin: A burguesia consiste na classe social dominante dentro do sistema capitalista. Trata-se, na prática, daquele grupo de pessoas que detém os bens de produção ou o capital. ... A burguesia não é composta apenas pelos proprietários dos meios de produção, como os donos de fábricas, por exemplo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Desconhecidonascimen
0

Desde o século XIX, o conceito de burguesia vem sendo definido como uma classe social que assumiu um protagonismo decisivo nas grandes revoluções políticas modernas, como aquelas que ocorreram na Inglaterra (1640-1688) e na França (1789). A burguesia, entre outras coisas, conseguiu, aos poucos, subverter o modelo político e econômico montado pelo Estado Absolutista, que vigorou entre os séculos XVI e XVIII. Esse modelo estava ancorado no mercantilismo, sistema que cerceava a livre iniciativa econômica (um dos principais valores defendidos pelos burgueses).

Respondido por mariavitoriado43
0

Resposta:

Os burgueses eram pessoas que habitavam os burgos.

Explicação:

Eles representavam a classe comerciante, eles vendiam suas mercadorias , as trocas eram realizadas inicialmente nos feudos.

A circulação de mercadorias aumentou muito. De Flandres, o tecido; da França, o vinho; da Inglaterra, o trigo e, da Ibéria o azeite e as frutas.

O comércio a principio local, tornou-se regional e, depois, evoluiu para um comércio a grandes distâncias: terrestre, fluvial, marítimo e oceânico.

Com o passar dos anos e o desenvolvimento do comércio os burgueses começaram a enriquecer. Eles vendiam mercadorias, ganhavam dinheiro, compravam mais mercadorias, vendiam e ganhavam mais dinheiro ainda.

Os burgueses emprestavam dinheiro a juro. Ou seja, o devedor tinha de devolver ao banqueiro uma quantia maior do que aquela que havia tomado emprestada.

A diferença crucial entre Nobre e Burgueses esta no processo de acumulação de capital. O nobre era rico porque tinha muitas terras e o burgês era rico porque tinha acumulado muito capital.

Boa parte dos ganhos da classe burguesa eram destinados ao sustento da nobreza e do clero. Além disso, a monarquia colocava empecilhos ao desenvolvimento capitalista, pois estabelecia limites ao livre comércio e priorizava a atividade agrícola.

Bom, e por último, futuramente os burgueses se tornaram ricos a ponto de financiar a arte, as novas tecnologias e serem donos de fábricas.

Perguntas interessantes