Biologia, perguntado por juliamari223, 10 meses atrás

Quem é Lamarck e quem e quem é Darwin no esquema de mudanças intencionais e mudanças não intencionais?


golias894: Espero ter ajudado. Se puder avaliar ou até dar como melhor resposta, eu agradeço. <3

Soluções para a tarefa

Respondido por golias894
3

Jean-Baptiste de Lamarck foi um naturalista francês que deu os primeiros passos em direção a uma teoria da evolução, reunindo conceitos pré-darwinistas na sua teoria dos caracteres adquiridos.

Lamarck também foi responsável por introduzir a palavra biologia no nosso dia a dia.

Charles Darwin foi um naturalista inglês. Seu trabalho sobre a teoria da evolução através da seleção natural, publicado no livro A Origem das Espécies em 1859, deu início ao nosso entendimento de como a evolução das espécies ocorre.

Lamarck dizia que os seres vivos têm tendência de melhorar constantemente, isto porque os organismos buscariam a perfeição. Por isso, há um aumento na complexidade que vai dos seres menos desenvolvidos (como as bactérias) aos mais desenvolvidos (como os humanos). tendência de melhoria constante não estaria atuando sozinha sobre a evolução, pois características favoráveis para a sobrevivência seriam passadas de geração para geração. Já aquelas que não eram utilizadas, não eram recebidas pelos herdeiros.

De acordo com Charles Darwin, a alta competição das espécies pela sobrevivência e a alta taxa de fecundidade dão origem à seleção natural.

No entanto, também contam fatores genéticos, além de mutações e isolamento geográfico, contribuindo para o desenvolvimento de mecanismos para a sobrevivência em determinado local. Na base da teoria da seleção natural está o fato de que características são hereditárias se favoráveis para a multiplicação e desenvolvimento da espécie. As características não favoráveis seriam perdidas com o tempo e o passar de gerações.

Desta forma, a seleção natural agiria sobre o fenótipo, que são as características passíveis de observação de um indivíduo.

Assim, se o fenótipo estiver ligado a um genótipo, o gene será passado às gerações seguintes. Assim, iriam surgindo variações de espécie para espécie, mais adaptadas aos ambientes em que viviam. Enquanto isso, os genes de fenótipos não favoráveis seriam perdidos com o tempo.

Então mudanças intencionais: Lamarck

Mudanças não intencionais por assim dizer: Darwin

Perguntas interessantes