quem é gilberto freyre?
Soluções para a tarefa
Resposta:GILBERTO FREYRE
Gilberto nasceu no ano de 1900 em Recife capital de Pernambuco e veio a falecer em 1987.
Freyre viveu por muitos anos no exterior, e se formou em duas faculdades nesse período, que foram: Astronomia e Direito. Enquanto fazia o pós em Colúmbia junto a Sergio Buarque de Holanda, começou a criar controvérsias sobre a democracia racial brasileira.
De volta ao Brasil, Gilberto começou sua carreira de escritor e jornalista, e publicou algumas obras consideradas hoje clássicas, em meio a elas como a principal obra dele, temos o livro chamado “Casa-grande e senzala”, esse livro mostra explicitamente as desigualdades entre raças e cultura, os castigos dados aos escravos, por atitudes muitas vezes vindas dos próprios senhores, e também relata a diferença entre a casa-grande e a senzala onde cada um vivia.
Casa-grande e senzala, hoje pode ser representados pelas favelas e os bairros de classe alta. Do mesmo jeito que na época da escravidão os senhores feudais, ganhavam muito dinheiro as custas do trabalho forçado dos negros, hoje os considerados burgueses, ganham dinheiro a custas de mão de obra barata das pessoas de baixa classe.
Ele acreditava que em geral eles revolucionariam as qualidades dos estudos socioculturais brasileiros. Alguns críticos o acusaram de encobrir o preconceito de cor ao sugerir a convivência racial pacifica no Brasil.
Segundo Freyre, os africanos trouxeram muitas riquezas ao nosso país, entre elas: a comida, danças, capoeira e religião. Que hoje em dia são muito praticadas e até atrações turísticas.
Basicamente ele defendia, que os estrangeiros acrescentaram e acrescentam muito a sociedade, economia e cultura do nosso país.
Explicação: