Português, perguntado por medinalavinia, 5 meses atrás

quem é Deus para os judeus que fique como escravos​

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Respondido por elizangelaloureiro32
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Explicação:

A história dos Hebreus pode dividir-se em duas grandes partes: a bíblica e a pós-bíblica. A primeira parte pode dividir-se pelos seguintes períodos: período patriarcal, mosaico (de Moisés), dos Juízes, dos Reis e o cativeiro. Na segunda parte há que distinguir a história dos Judeus antes e depois da destruição de Jerusalém por Tito.

De acordo com a Bíblia, a História de Israel começa quando Javé (Deus) ordenou a Abraão que abandonasse a sua família e o seu país para se estabelecer em Canaã. O seu filho, Isaac, e o seu neto, Jacob, viveram ali até que a fome obrigou Jacob a deslocar-se para o Egito com os seus doze filhos, um dos quais, José, tinha ali já alcançado uma elevada posição.

Algum tempo depois, os descendentes de Jacob foram convertidos em escravos do Egito. Foi então que Javé incumbiu Moisés da libertação do seu povo, o que seria alcançado algum tempo depois com a separação do mar Vermelho para que os Israelitas o pudessem atravessar. Moisés e o seu povo continuaram até ao monte Sinai, onde firmaram um pacto com Javé, pelo qual aquele era reconhecido como deus absoluto de Israel, o povo eleito.

São muito poucos - se é que há algum - os detalhes deste relato que podem ser comprovados através de outras fontes que não a Bíblia. A migração de Abraão reflete, provavelmente, os movimentos das tribos amorritas e aramaicas na primeira metade do segundo milénio a. C. A referência a Deus como "o deus de Abraão, Isaac e Jacob" parece refletir a ideia sumério-acádia do "deus pessoal" do indivíduo, pelo que o uso de nomes divinos como El Elyon, El Shaddai, El Berith reflete uma etapa prévia da religião israelita ou, mais exatamente, pré-israelita. Alguns costumes israelitas, como a edificação de pilares de pedra, seriam considerados pagãos posteriormente.

A introdução da família de Jacob no Egito não pode ser comprovada mediante as fontes egípcias, mas sabemos que grupos de beduínos ingressaram no Egito em várias ocasiões e receberam autorização para aí se estabelecerem. A existência de escravos, aos quais se dava o nome de aperu (possivelmente hebreu) está testemunhada também em fontes egípcias. O livro do Êxodo, 1, 11 diz que os israelitas construíram as cidades de Pithom e Ramsés, situando-nos na época de Ramsés II (1290-1223 a. C.). Já a história do nascimento de Moisés é lendária. Sem dúvida, o seu nome é de origem egípcia. O aparecimento de Javé ocorre na terra da tribo de Midian; as fontes egípcias mencionam o nome yhw em conexão com determinadas tribos beduínas. A localização exata do êxodo e dos acontecimentos do Sinai está rodeada de alguma controvérsia, mas, provavelmente, existe uma certa verdade histórica nos relatos da Bíblia. Ainda que pareça provável que tivesse ocorrido na segunda metade do século XIII a. C., algumas vozes advogam pelo século XVI a. C.


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