quem deu o nome A filosofia explica o motivo (no mínimo 15 linhas)
Soluções para a tarefa
Resposta:
A tradição atribui ao filósofo Pitágoras de Samos (que viveu no século V a.C.) a criação da palavra. Conforme essa tradição, Pitágoras teria criado o termo para modestamente ressaltar que a sabedoria plena e perfeita seria atributo apenas dos deuses; os homens, no entanto, poderiam venerá-la e amá-la na qualidade de filósofos.
Essa intensa mudança de pensamento começou na Grécia Antiga, entre o final do século VII a.C. e o século VI a.C., com os filósofos que antecederam Sócrates, os chamados pré-socráticos. Foi quando a humanidade começou a questionar e refletir sobre a origem e o funcionamento do universo, da vida, e a buscar explicações racionais para tudo.
Essa intensa mudança de pensamento começou na Grécia Antiga, entre o final do século VII a.C. e o século VI a.C., com os filósofos que antecederam Sócrates, os chamados pré-socráticos. Foi quando a humanidade começou a questionar e refletir sobre a origem e o funcionamento do universo, da vida, e a buscar explicações racionais para tudo. Assim começou a famosa busca pelo saber. Tanto é que a palavra Filosofia, cuja origem é atribuída a Pitágoras, é a junção de “philo” (amizade ou amor fraterno) e “sophia” (sabedoria). Ou seja, a palavra, em seu sentido literal, significa amor pelo saber.
A origem da filosofia está na cidade de Mileto, com o pensador Tales, matemático e físico que ficou conhecido como o iniciador do pensamento filosófico. Ele se preocupava com as questões relacionadas à fonte originária do mundo e propôs que a água seria o elemento originador de todas as coisas. Ao pensar nisso, ele inaugurou uma nova forma de explicar as coisas sem envolver narrações fantásticas de deuses.
A partir do momento em que se começou a praticar a filosofia, a Grécia também testemunhava o surgimento dos sofistas. Eles eram professores itinerantes que ensinavam jovens sobre a arte da oratória. Esses pensadores propunham uma crítica sobre as tradições do Estado, da religião e defendiam a democracia. Além disso, eles não acreditavam em verdades absolutas, inviáveis em face da variedade de visões sobre as coisas e o mundo.
Foi apenas no final do século V a.C. que Sócrates surgiu e deu novos rumos à área. A forma como ele entendia a filosofia e se esforçava para compreender o ser humano foi uma inovação em comparação aos outros filósofos, como Tales e Pitágoras, que concentravam seus pensamentos na origem do universo e na natureza
Espero ter ajudado!!!