Quem descobriu as ligações metálicas?
O que são?
Quais os elementos envolvidos?
Como realizar?
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?!
As ligas metálicas, constituídas por dois ou mais tipos de metais, e formadas através das ligações metálicas, são utilizadas na confecção de muito produtos. Desde fios, lâmpadas, estruturas de carros, bicicletas, viadutos, eletrodomésticos, dentre outros.
O que é?
As ligações metálicas são tipos de ligações químicas que ocorrem entre metais, as quais formam uma estrutura cristalina chamadas de ligas metálicas - união de dois ou mais metais.
Quem descobriu?
Os primeiros metais gravados utilizados foram encontrados, em um estado não reagido, denominados "Metais nativos". Estes metais podem ser extraídos e utilizados sem a necessidade de extração ou separação mais complicada de outros metais ou átomos não metálicos. A maioria dos metais ocorre naturalmente como minerais ou compostos. Entretanto, Alessandro Volta descobriu a eletricidade de contato, ou triboeletricidade, resultante do contato de metais diferentes, daí surgiu a ideia de ligar metais.
Quais os elementos envolvidos? Como realizar?
Os metais apresentam baixa energia de ionização e alta eletropositividade, ou seja, grande facilidade em perder elétrons da camada de valência. Assim, na ligação metálica, os átomos perdem elétrons dessa, formando cátions. Forma-se uma quantidade muito grande de cátions envolvidos por uma quantidade enorme de elétrons livres. Dizemos que os cátions estão envolvidos por um "mar de elétrons". Basicamente, a ligação metálica ocorre pela atração elétrica entre os cátions (íons positivos) e os elétrons livres. Esta atração é muito intensa, o que garante o estado sólido dos metais nas condições ambiente, exceto no caso do mercúrio, o único metal líquido.