História, perguntado por RilaryJk, 9 meses atrás

Quem declarou a independência de Portugal e quando isso aconteceu?

a) Henrique de Borgonha em 1623
b) Guilherme de Orange em 1249
c) Afonso Henrique em 1139​

Soluções para a tarefa

Respondido por dicristo2004
1

      A independência de Portugal foi atingida ainda em 1139, quando Afonso Henrique liderou a emancipação do Condado Portucalense. O processo foi reconhecido pelo Reino de Leão e pelo pontífice máximo em 1143 e 1179, respectivamente. Assim, iniciava-se o reino de Portugal sob o governo da dinastia de Borgonha.

     A Revolução de Avis (1383-1385) ocorreu por conta de uma disputa sucessória após a morte do rei D. Fernando, o último da dinastia de Borgonha: “a nobreza ambicionava entregar a coroa ao rei de Castela, genro de D. Fernando, enquanto o grupo mercantil sentia, nessa união, uma ameaça aos seus interesses” (VICENTINO, 1995). Então, “O acirramento das tensões entre a burguesia e a nobreza propiciou a eclosão da Revolução de Avis [...] Em 1385, com a derrota dos castelhanos na batalha de Aljubarrota, D. João foi aclamado rei de Portugal, inaugurando um forte Estado nacional”(VICENTINO, 1995).

Portanto, a Revolução de Avis permitiu a consolidação do Estado nacional português, mas não sua independência, já alcançada dois séculos antes.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, manda aí!

Respondido por weslleyfelipecassale
1

OLA EU SOU O NERDSILVER E ESTOU AQUI PARA AJUDAR.

entro dos limites da atual fronteira política de Portugal habitaram ao longo dos séculos diferentes civilizações, partindo dos povos ibéricos pré-romanos, passando por romanos, bárbaros, visigodos, e muçulmanos (Al-Andalus e distintas Taifas). Da sua presença existem inúmeros vestígios não só arqueológicos, mas também culturais e linguísticos que se mantêm vivos na língua portuguesa dos nossos dias.

Portugal e o contexto ibérico no ano 1150

A constituição do Condado Portucalense e principalmente a posterior independência do Reino de Portugal e sua consequente expansão é um processo que terá várias fases e datas chave: em 1139 com a Batalha de Ourique, em 1140 o Conde Afonso Henriques passa a utilizar o título de Rei dos portugueses,[1] e finalmente a 5 de outubro de 1143 D. Afonso Henriques assina com o primo Afonso VII de Leão e Castela o Tratado de Zamora que reconhece a soberania portuguesa.

A independência de Portugal foi outorgada definitivamente pelo Papa Alexandre III a 23 de maio de 1179 com a Bula pontifícia Manifestis Probatum.[2]

Perguntas interessantes