quem criou a primeira equipe de ginástica feminina
Soluções para a tarefa
Resposta:
A prática de movimentos e coreografias semelhantes aos da atualidade se originou em apresentações no Egito Antigo. Porém, alguns estudiosos do tema defendem que o berço da ginástica artística — também chamada de olímpica — foi a Grécia.
Curiosamente, a ginástica artística não era ensinada somente com o intuito recreativo ou para treinos de competições. No passado, os jovens, principalmente os homens, eram estimulados ao treino desta atividade para aperfeiçoar o desempenho militar e, com isso, tornarem-se mais preparado para a guerra.
Durante a Idade Média, depois da queda do Império Romano, a tradição de culto ao corpo defendida pelos romanos perdeu força. Com isso, a ginástica olímpica passou a ser treinada apenas pelos acrobatas. Na época, os espetáculos de circo eram a principal diversão, o que influenciou bastante a evolução dos movimentos da ginástica.
O resgate desta modalidade esportiva aconteceu por volta do século 19, quando o alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn apostou neste esporte e inaugurou a primeira escola para de ginástica ao ar livre. Segundo a história da ginástica artística, Jahn também não objetivava motivar o espírito esportivo, mas preparar a juventude para enfrentar a força do exército napoleônico.
Entretanto, Jahn criou muitos aparelhos que até hoje são utilizados nas competições: barras horizontais, cavalo com alças, traves para acrobacias e barras paralelas. Por essa contribuição ao esporte, Christoph Jahn é considerado o “pai da ginástica”. Para a época, alguns exercícios de ginástica eram considerados perigosos, o que levou Jahn à prisão.
Como surgiu a ginástica artística feminina do Brasil?
Em termos mundiais, somente em 1896 a ginástica artística — apenas a masculina — foi incluída nos Jogos Olímpicos da Era Moderna. No Brasil, a modalidade chegou alguns anos antes, no século XIX, junto aos imigrantes europeus que fixaram residência no Sul no país.
Em 1824, a colonização alemã gaúcha foi a primeira a fundar uma Federação de Ginástica, que foi intitulada de Federação Rio-grandense de Ginástica. Esse foi um salto importante para oficializar esta prática no Brasil.
Anos mais tarde, no final de 1858, foi criada a Sociedade de Ginástica de Joinville, em Santa Catarina. A partir daí, outros atletas brasileiros também deram a sua contribuição para a história da ginástica artística no país. Assim, clubes e salões de festas passaram a organizar eventos com essa novidade.
Porém, logo as competições começaram: em 1950 houve o primeiro torneio nacional de ginástica olímpica. Os participantes eram dos estados com mais tradição nesse esporte: Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas somente em 1978 que o esporte ganhou força nacional com a criação da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).