quem criou a patinação no gelo? quando foi criada? como surgiu? fale sobre os dois tipos de patinação no gelo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Estima-se que o ato de patinar no gelo exista há 3 mil anos e a combinação entre patinação e arte tenha surgido no Século 18. Contudo, foi no Século 19 que a Patinação Artística tomou forma graças ao trabalho do norte-americano Jackson Haines, que incorporou elementos da dança e do ballet em suas apresentações.
Basicamente são dois equipamentos principais que um patinador artístico possui. A roupa, parte integrante dos componentes do programa, são feitos sob medida para se ajustarem não só ao corpo, mas também para combinar com toda a coreografia. Já os patins, feitos de couro, possuem uma lâmina de aço com toe pick, que nada mais é do que dentes na ponta para o atleta ter a tração necessária para executar seus saltos. A pista é na mesma medida da utilizada no hóquei, com 60x30 metros, mas sem qualquer marcação. Os atletas precisam utilizar toda a área de gelo para executarem seus programas.
Dicionário da Patinação Artística
Composição: nome dado aos elementos artísticos da apresentação, como música, figurino, coreografia etc.
Dança no Gelo: uma das modalidades da patinação artística, composto por um casal que executa elementos da Dança em suas apresentações. É a modalidade mais artística do esporte.
Free Skate: também conhecido como programa longo, é a segunda apresentação dos atletas e eles têm liberdade para executarem os elementos que desejarem durante suas coreografias.
Saltos: um dos elementos obrigatórios das apresentações. São seis tipos de saltos: salchow, axel, lutz, loop, toe loop e flip.
Short Program: nome da primeira apresentação dos atletas em uma competição, em que eles executam elementos obrigatórios em um período menor de tempo.
O Brasil na Patinação Artística
A prática da Patinação Artística no Brasil remete aos anos 1960, com a criação de pistas de gelo em shopping centers e feiras de eventos. Na década de 80, atletas que treinavam no país criaram diversos campeonatos nacionais para competirem e treinarem.
A filiação internacional só foi obtida em 2006 e, no ano seguinte, o Brasil participou de suas primeiras competições internacionais. De lá para cá, os atletas brasileiros participaram de diversos campeonatos internacionais, Mundiais Júnior e Senior, torneios continentais e, com Isadora Williams, de duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno.
A Patinação Artística
A combinação entre esporte e arte encontrou seu grande exemplo na Patinação Artística no gelo. A modalidade, uma das mais antigas da história, é a campeã de audiência nos Jogos Olímpicos de Inverno e atrai grande número de torcedores em todo o mundo.
Estima-se que o ato de patinar no gelo exista há 3 mil anos e a combinação entre patinação e arte tenha surgido no Século 18. Contudo, foi no Século 19 que a Patinação Artística tomou forma graças ao trabalho do norte-americano Jackson Haines, que incorporou elementos da dança e do ballet em suas apresentações.
As primeiras competições surgiram em meados de 1880, e a ISU (União Internacional de Patinação) foi fundada em 1892. Quatro anos depois surgiu o Campeonato Mundial, disputado até hoje. A Patinação Artística também fez parte dos Jogos Olímpicos de Verão em 1908 e 1920 antes de ingressar na primeira edição dos Jogos de Inverno em 1924.
Hoje, a Patinação Artística é disputada em praticamente todos os continentes, incluindo o Brasil. Rússia, Estados Unidos e países europeus, como a Alemanha, são algumas das nações que se destacam no cenário internacional.
Explicação: