História, perguntado por bulao, 11 meses atrás

quem construiu a igreja nossa senhora do Rosario dos pretos e em qual governo​

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrohrochacampos
14

Resposta:

O risco foi elaborado pelo bacharel em Cânones e construtor português, Antônio Pereira Sousa Calheiros. A Irmandade do Rosário dos Homens Pretos possuía um dos mais belos templos de Vila Rica . O adro da igreja foi construído em 1820 por Manuel Antônio Viana e José Veloso do Carmo .

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO

Respondido por Usuário anônimo
3

Resposta:

Igreja Nossa Senhora  do Rosário dos Pretos , Babhia -Escravizados no Brasil, os negros africanos não tinham permissão para acreditar. A sua fé era controlada porque era considerada perigosa: ao se conectarem com as suas crenças de África, eram mais fortes e criativos do que interessava para o sistema de então; se queriam participar dos cultos de seus senhores, iriam conviver nos mesmos espaços dos brancos e isso era... impensável.  Já no século XVII, tentavam se juntar às vozes para venerar essa Nossa Senhora, do Rosário. Na cidade de São Salvador da Bahia, os negros se reuniam para observar principalmente um altar no bairro da Sé. Naqueles anos, a necessidade de pertencer e crescer fez com que mulheres e homens africanos e afro brasileiros começassem a se organizar em grupos de resistência e cuidado: as confrarias e irmandades surgiram como arquiteturas humanas, lugares com paredes imaginárias de afeto onde podiam se encontrar. Em 1685 a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário iniciou as suas atividade em Salvador com os encontros nos altares laterais das capelas e conventos: uma das irmandades negras mais antigas do Brasil. Semente a semente, seus homens juntaram forças e o dinheiro de suas vendas em tabuleiros pela cidade. Em 1704, tinham o valor necessário e a permissão dos representantes do Catolicismo da região para construir a sua própria igreja nas Portas do Carmo: em uma das saídas das ladeiras do Pelourinho, em direção ao convento de mesmo nome. Com poucos recursos, mas muita vontade, os irmãos precisavam doar seu tempo livre para trabalhar na obra da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O templo só teve sua fachada finalizada muito tempo depois, em 1780.

Explicação: A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Natal, RN é o segundo templo religioso da Igreja Católica mais antigo da cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, datando do início do século XVIII.[1] Está localizada na Cidade Alta, mas já próxima à Ribeira. Foi tombada pelo Governo Estadual em 1988, quando foi também restaurada, ganhando novamente suas feições originais. É a única igreja do RN aonde se celebra, fixamente, desde 2007, missas no Rito Extraordinário Romano (Tridentino), aos domingos às 10 horas da manhã, a partir do motu proprio Summorum Pontificum do Papa Bento XVI. Ao longo do período colonial, a Igreja Católica no Brasil esteve submetida ao governo português.[2] Apesar disto, ela também se voltou aos escravos brasileiros, especialmente em estados como Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que possuíam maior número de negros escravizados, onde se proliferaram irmandades e igrejas consagradas à Nossa Senhora do Rosário, sua protetora.[2] No Rio Grande do Norte, apesar da reduzida população de escravos, o mesmo padrão devocional se repetiu.[2]

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi finalizada entre 1713 e 1714, de acordo com o historiador Câmara Cascudo.[2][3] O mesmo historiador cita a construção de um cruzeiro (tal qual se fazia nos sertões) na frente da igreja.

Perguntas interessantes