Quem combateu a Revolução Praeira?
Soluções para a tarefa
Resposta:
o cel José Vicente de Amorim Bezerra
Explicação:
Em 10 nov 1848, o cel José Vicente de Amorim Bezerra, com o seu 4 o Batalhão de Artilharia de Posição, reforçado por 80 guardas nacionais e policiais, recebeu a missão de dar combate aos revolucionários. Retraindo sob pressão do governo ,os revoltosos chegaram à região do engenho Mussupinho onde foi travado violento combate, com vitória dos legais. Combate foi descrito pelo cel José Vicente ao presidente de Pernambuco nestes termos:
"Comunico que força ao meu comando obteve o mais completo triunfo no lugar Mussupinho, concentração dos rebeldes.
O combate durou 3 horas e foi renhido e sangrento.Os desalojei ,levando-os a completa debandada até vasta distância do acampamento.
Desarmei os prisioneiros .Não persegui fugitivos por estar fora de combate o clarim(corneteiro)de Cavalaria e eu não podendo fazer executar os toques para que a Cavalaria fizesse carga. Em seguida mandei a Infantaria ao encalço dos revoltosos derrotados, apresentando-se alguns deles.
A perda do inimigo foi considerável -18 mortos e uma grande parte de feridos. Ficaram em nosso poder 56 prisioneiros e grande porção de armamento e cartuchos,3 barris de pólvora, muitas pedras de ferir(sílex) e uma corneta.
Nossa perda foi de 10 mortos e poucos feridos."