quem classifica os países em pobres ou ricos
Soluções para a tarefa
Explicação:
Para alguns economistas, esta avaliação não é só antiga como é simplista demais. Peter Marber, chefe de investimento para mercados emergentes da consultoria Loomis, Sayles & Company, criou uma nova avaliação, que divide países em 10 grupos diferentes após a análise de uma série de dados.
"Esta classificação (em desenvolvidos e emergentes) não está apenas desatualizada, mas é uma caracterização simplista. O mundo é muito mais segmentado do que preto e branco... Tem vários tons de cinza", disse ele à BBC Brasil.
PUBLICIDADE
O grupo 10 reúne os países que mais pontuaram. Quanto mais perto do topo, mais desenvolvido o país. O Brasil está na categoria 6, junto com Rússia e África do Sul. Os três países integram o bloco Brics de países emergentes.
Estados Unidos, China e Índia ─ os dois últimos também integrantes do Brics ─ teriam seus próprios grupos, já que, segundo o critério, não podem ser comparados a nenhum outro país.
Como funciona?
O método consistiu na avaliação de 100 países, desenvolvidos e emergentes. Cada um desses países recebeu notas em nove itens, que avaliaram diversos indicadores em três áreas diferentes: fatores econômicos, financeiros e sociais.
Para mensurar o desenvolvimento financeiro, avaliaram-se dados referentes à nota de crédito do país, à moeda e ao tamanho do mercado acionário como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) ─ para se perceber quão desenvolvido e importante o mercado de ações é.